Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Jornada Pedagógica do campus: valorização aos sentimentos e relacionamento interpessoais para o ano letivo de 2020
conteúdo

Jornada Pedagógica do campus: valorização aos sentimentos e relacionamento interpessoais para o ano letivo de 2020

publicado: 05/03/2020 10h22, última modificação: 05/03/2020 10h24

Aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2020 do IFBA campus Vitória da Conquista. A atividade que antecede o início do ano letivo teve como tema “Afeto, Compromisso e Transformação: Um novo tempo se constrói”.

O evento foi realizado no auditório do campus reunindo docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados e teve como objetivo a discussão e reflexão sobre a qualidade das relações interpessoais e como cada um pode contribuir em busca de uma transformação social com compromisso e afeto.

O primeiro dia de evento foi iniciado com a formação da mesa diretora composta pelo diretor geral do campus Felizardo Rocha, pelo diretor administrativo Mark Renner Santos, a diretora de ensino Mônica Moreira e o diretor acadêmico Wesley Souto. Para abertura dos trabalhos foi realizada uma socialização dos servidores e posterior oração com votos de força e melhoras ao professor Fernando Cardeal. Na seqüência as falas dos diretores delinearam as perspectivas de gestão para o ano de 2020, em que foram abordados temas como motivação, orçamento, integração e capacitação.

De acordo com diretor geral Felizardo Rocha, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto administrativo, serão necessárias a realização de uma série de mudanças estruturais, que possam garantir mais eficiência nas atividades: “Nós sabemos que os desafios são grandes, principalmente do ponto de vista orçamentário, hoje temos um corte do orçamento de 3,4%, mas além disso temos um bloqueio, uma espécie de contingenciamento de 41% fazendo com que o nosso orçamento chegue a conta gotas. Desta forma teremos que fazer um bom planejamento para readequar as nossas atividades ao orçamento existente”, pontua o diretor.

No campo do ensino, a principal mudança anunciada foi a criação da diretoria acadêmica assumida pelo professor Wesley Souto, a ideia é que com a nova diretoria seja possível reestruturar melhor a área acadêmica, dando mais suporte e eficiência a essas atividades.

A jornada seguiu no turno vespertino e no dia 27/02 com mesas redondas, debates, oficinas e minicursos. Foram abordados temas como: Ambiente de trabalho saudável, Assédio, Avaliação de Aprendizagem do professor EBTT, Ansiedade no Trabalho, Altas Habilidades e Superdotação em Tempos de Inclusão.

A diretora de ensino Mônica Moreira, explica que a pertinência do tema escolhido, após uma análise de demandas identificadas da realidade institucional “... pudemos perceber uma certa fragilidade, adoecimento, desgastes de trabalho, todos vivem muito estressados e não podemos passar indiferentes a essas temáticas, o afeto, a dimensão do humano, os sentimentos, as relações precisam ser cuidadas. As perspectivas de um novo cenário que se constrói não podem ser dito como novas, caso se construam em cima das mesmas bases, precisamos de novos horizontes a serem alcançados”, finaliza.

 

Renata Lacerda - Jornalista

 

registrado em: