Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Integrado: Cotep realiza 1ª reunião com os pais de calouros

Integrado: Cotep realiza 1ª reunião com os pais de calouros

publicado: 02/06/2017 18h45, última modificação: 02/06/2017 19h16

Da esquerda para direita: Maísa (Coordenadora da Cotep); Prof. Jackson Lino; Prof.ª Camila Cruz; Prof. Juan Lieber e o Prof. e Diretor de Ensino do campus, Manoel Nunes

No dia 31 de maio de 2017, aconteceu a primeira reunião de pais e responsáveis pelos (as) alunos (as) que ingressaram ao Ifba no primeiro semestre de 2017.1. Esse encontro teve como finalidade orientar os pais o acompanhamento dos filhos; tratar de questões pedagógicas da organização do ensino e do acompanhamento discente e fatores referentes à disciplina, direitos e responsabilidades dentro e fora da sala de aula.

No primeiro momento, o Professor e Diretor de Ensino do campus, Manoel Nunes, deu as boas-vindas e apresentou o apoio da Direção de Ensino (DEN) aos pais, orientando a procura da Coordenação Técnica Pedagógica (Cotep), coordenações de curso para questões de rotina acadêmica e a Direção Geral (DG), sempre que houver demanda de resolução de questões que necessitem de sua participação e intervenção. Em seguida, os coordenadores dos cursos de Eletromecânica, Prof.ª Camila Cruz, de Eletrônica; Prof. Juan Lieber, de Meio Ambiente e o Prof. Jackson Lino, também teceram suas apresentações e se disponibilizaram a atender os pais e responsáveis, bem como seus (as) filhos (as), no decorrer dos quatros anos da formação profissional de cada área.

No segundo momento, a psicóloga Marcela Vieira Dantas apresentou reflexões a respeito da rotina da vida estudantil na adolescência, suas dificuldades, desafios e possibilidades de construção de itinerários mais favoráveis ao estudo, à aprendizagem e à saúde física e mental, com a adoção de posturas e hábitos que podem fazer grandes diferenças para a conquista de objetivos pessoais e mesmo familiares.

As pedagogas Adriana Martins e Anely Oliveira falaram na terceira parte do evento, elencando breves considerações quanto ao conceito de Pedagogia; às atribuições das pedagogas no Ifba (acompanhamento pedagógico discente e docente), alguns princípios como base da missão do instituto (formar o cidadão crítico-histórico) que se encontram assegurados no documento maior que baliza a atuação da área pedagógica, o Projeto pedagógico Institucional (PPI). Também foram partilhadas várias informações no que toca a Organização Didática e o funcionamento geral do ensino no contexto do calendário acadêmico.

Horários das aulas; avaliação; recuperação; conselhos de classe; plantões educativos de Pais e Mestres; horários de atendimento; monitoria; dinâmica de acompanhamento da Pedagogia, entre outros, foram alguns dos tópicos abordados com os pais e responsáveis na busca de apresentar a estrutura acadêmica do Ifba e de incentivar a criação de vínculos com o trabalho das Pedagogas e com toda a equipe multidisciplinar da Cotep. Na oportunidade, o serviço de assistência aos alunos, por meio da assistente Iara Oliveira, apresentou a atribuição do setor, que é basicamente a orientação quanto à disciplina, frequência, fardamento, comportamento de modo geral, bem como, a atuação integrada com a Pedagogia/Psicologia/Serviço Social, quando entra em contato com demandas importantes de alunos (as) e procede com os encaminhamentos necessários. Ao fim da reunião, algumas dúvidas e esclarecimentos foram fornecidos aos pais e responsáveis, bem como o Coordenador de Eletrônica e a Pedagoga Anely Oliveira realizaram um rápido momento de orientações para o acompanhamento do corpo discente desse curso.

A Cotep acredita na via da participação democrática e vê em momentos como esse, a possibilidade de fomentar o trabalho educativo conjunto e em favor da formação humana integral, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e coletivo pautado na compreensão e intervenção histórico-crítica da educação e da sociedade.

2017-05-31 IFBA Acolhida pais (12).JPG   20170531_181253.jpg