Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > IFBA oferta 1.440 vagas para o Sisu 2019.1
conteúdo

Notícias

IFBA oferta 1.440 vagas para o Sisu 2019.1

publicado: 16/01/2019 09h46, última modificação: 16/01/2019 09h46

Começam na próxima terça-feira (22) as inscrições para a primeira edição, em 2019, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal via de acesso ao ensino superior nas instituições públicas brasileiras, para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão realizadas até o dia 25 de janeiro, através do site do Sisu. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem 2018 e não tenha obtido nota zero na redação.

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em 2019.1, poderão escolher um dos 38 cursos ofertados, distribuídos em 15 cidades: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista.

Ao todo, são 1.440 vagas. Os cursos englobam diversas áreas do conhecimento, desde Engenharias a Arquitetura e Urbanismo, passando pelos cursos tecnológicos, o que possibilita ao estudante um maior “leque de opções”. Entre os 38 cursos, há graduações mais antigas e outras que são novas e, portanto, terão suas primeiras turmas, a partir dessa edição do Sisu. Este é o caso de Jogos Digitais, em Lauro de Freitas (50 vagas), e Engenharia Mecânica, no campus Jequié (40 vagas). O curso de Jogos Digitais foi pensado com a finalidade de garantir o preparo do estudante para criar, projetar e gerenciar projetos, criar roteiros, cenários e personagens, assim como emitir pareceres técnicos na sua área de formação. Já Engenharia Mecânica, que também terá vagas para o campus Simões Filho (40), prepara o estudante para atuar em estudos e projetos de sistemas mecânicos e mecatrônicos, devido à sua formação técnico-científica.

Para os estudantes que têm interesse em outros tipos de engenharia, há os cursos de  Engenharia de Alimentos, no campus Barreiras (30); engenharias Industrial Elétrica (30); Industrial Mecânica (30) e Química (30), no campus Salvador; Engenharia civil (40), em Eunápolis; e Engenharia Elétrica, em Paulo Afonso (40). No campus Vitória da Conquista, são ofertadas 40 vagas em Engenharia Civil, 40 vagas em Engenharia Ambiental e 50 vagas em Engenharia Elétrica.

Além das engenharias, o IFBA também oferta cursos superiores em outras áreas, como Administração (40), Geografia (40) e Eventos (40), no campus Salvador, e Arquitetura e Urbanismo (30), em Barreiras. 

Os cursos que aparecem em maior número de campi são: Computação, em Camaçari (30), Jacobina (40), Valença (40), Porto Seguro (35) e Santo Amaro (30); Matemática, em Barreiras (40), Camaçari (40), Salvador (40), Valença (40) e Eunápolis (50); e o Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conhecido como ADS, em Salvador (40), Valença (40), Eunápolis (40) e Irecê (30).

Confira a lista completa dos cursos, o edital e o cronograma do Sisu 2019.1 aqui.

O Ensino Superior no IFBA

Os cursos superiores do IFBA têm obtido avaliações, cada vez mais, positivas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com destaque para o Conceito Enade 2017, divulgado no final de 2018, no qual o Instituto conquistou nota máxima para quatro dos seus 21 cursos avaliados. Os outros, obtiveram os conceitos 4 e 3, considerados, respectivamente, bom e satisfatório. Com os resultados do Enade 2017 e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o IFBA terminou 2018 com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 4, que classificou o Instituto entre os 20,5%  das instituições superiores que conquistaram as melhores notas (4 e 5) e o colocou no mesmo patamar de instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e as estaduais de Feira de Santana (UEFS), do Sudoeste da Bahia e de Santa Cruz (UESC).

registrado em: