Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > IFBA promove novas tecnologias por meio da Mostra e Competição de Robótica

IFBA promove novas tecnologias por meio da Mostra e Competição de Robótica

publicado: 29/04/2019 14h33, última modificação: 29/04/2019 14h44

Na última sexta-feira (26), o ginásio do IFBA campus Vitória da Conquista sediou a 1° Competição Baiana de Veículos Autônomos em Escala (CBVAE) e a 2° Mostra e Competição de Robótica. O evento contou com a participação de equipes formadas por alunos e professores de diversas instituições, como o SESI (Serviço Social da Indústria), a Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, o Educandário Padre Gilberto, a UESB e o IFBA campus Salvador e campus Vitória da Conquista. A competição apresentou três modalidades: corrida de seguidor de linha, sumô de robô e veículos autônomos.

O professor Jose Diaz, um dos organizadores, conta que esse ano a mostra trouxe como novidade a corrida de carros autônomos em escala, que nunca foi feita na região e é a segunda a nível nacional. O professor também apresentou o seu projeto: "O projeto da plataforma Smart Camaro faz parte de um projeto em parceria da USP e o IFBA campus Vitória da Conquista. (...) A gente trabalhou com um carro de menor escala com o objetivo de desenvolver tecnologia e inteligência artificial focada em navegação, localização e detecção de objetos", comenta.

Jose Diaz, um dos idealizadores do evento.

Vinícius Melo é estudante do ensino médio integrado em Automação Industrial, do campus Salvador. Ele veio competir nas modalidades seguimento de linha e sumô de robô. "Faço parte de um laboratório de pesquisa em eficiência energética e a gente também desenvolve projetos em robótica. (...) Hoje a gente trabalha basicamente com foco em eletrônica, programação em robótica."

Vinícius Melo, estudante de Automação Industrial, do campus Salvador.

Já Silvia Nascimento, do 9º semestre de Engenharia Elétrica, trouxe seu projeto de carro autônomo com inteligência artificial. "Por enquanto a gente ainda está na fase de adaptação do veículo, porque a gente pegou um veículo pronto, desses de controle remoto comum, e tá adaptando pra que ele possa seguir uma rota contínua", explica. Para ela, o evento torna possível a difusão da robótica. "Eu acho (a mostra) importante porque envolve a comunidade como um todo, os alunos do instituto de fora podem conhecer o que a gente tá fazendo, o nosso grupo de pesquisa, e podem se interessar e participar junto com a gente também".

Silvia Nascimento, 9º Semestre de Engenharia Elétrica.

Patrícia Sousa, estagiária supervisionada.