Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFBA estão na final do ROSI CHALLENGE
conteúdo

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFBA estão na final do ROSI CHALLENGE

publicado: 25/10/2019 16h00, última modificação: 25/10/2019 17h17

Os alunos do 5º e 6º período de Engenharia Elétrica do  IFBA campus Vitória da Conquista em parceria estudantes do Instituto Federal da Paraíba integram a equipe ForRos, que disputará a final da competição de Robótica promovida pela empresa Vale no dia 28 de outubro.

O ROSI Chanllenge é um desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial, realizado a distância e que funciona da seguinte forma: a Vale monta um cenário com uma esteira gigante simulando um processo de transporte de produtos a grandes distâncias, para ter êxito o software criado e executado pelos alunos deve cumprir diversas tarefas de forma autônoma.

Para o coordenador da equipe no IFBA, o professor José Diaz Amado, a proposta é inovadora e de grande importância para a formação acadêmica dos alunos: " O engenheiro eletricista precisa ter noção em que área pretende trabalhar e que em todos os processos irá encontrar a automação, inteligência artificial aplicada a qualquer processo na área de eletrotécnica, eletrônica, administração. Então o conhecimento que eles estão adquirindo aqui, por meio desse projeto, pode ser usado para no futuro criar a empresa deles ou mesmo para atuar no mercado de trabalho".

A competição foi realizada com 25 equipes ao total. Na etapa final os estudantes do IFBA estão concorrendo com mais 9 equipes de  todo o país. Ate lá, os estudantes estão trabalhando no aprimoramento do algoritmo para que este funcione melhor e tenha um bom desempenho.

Segundo Félix Brito, aluno do 5 semestre de Engenharia Elétrica, a competição tem sido uma ótima experiência para a troca de experiências e aprendizado: " O desafio da veio pra somar, pois agrega várias pessoas, com várias ideias. Somos 10 pessoas na equipe, junto com o pessoal da Paraíba, trocando experiências e contando com o apoio de professores muito experientes na área", enfatiza.

A premiação será apenas para as três primeiras equipes, que será no valor máximo de 10 mil reais.

 

Equipe ForRos:

José Alberto Diaz Amado (orientador da equipe/IFBA)

Raphaell Maciel de Sousa (team leader/IFPB)

Gerberson Felix da Silva (IFPB)

Jean Carlos Palácio Santos (IFBA)

Rafael Silva Nogueira Pacheco (IFBA)

Michael Botelho Santana (IFBA)

Sérgio Ricardo Ferreira Andrade Júnior (IFBA)

Matheus Vilela Novaes (IFBA)

Lucas dos Santos Ribeiro (IFBA)

Félix Santana Brito (IFBA)

 

 

 Renata Lacerda - Jornalista