Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Curta 5: Confira o que rolou nos três dias de evento
conteúdo

Curta 5: Confira o que rolou nos três dias de evento

publicado: 24/10/2017 17h05, última modificação: 24/10/2017 17h05

O IFBA campus Vitória da Conquista recebeu, entre os dias 18 e 20 de outubro, a oitava edição do Curta 5. Criado em 2010 no IFBA campus Eunápolis, o evento tem como objetivo incentivar e divulgar jovens talentos na área cinematográfica. O evento contou com a participação de alunos, professores, especialistas na área e também a comunidade. Esse ano, vinte curtas foram exibidos, dentre eles, quatro na categoria Juvenil I, dez na categoria Juvenil II e seis na categoria Nível Superior.

Segundo Benival Júnior, professor do IFBA e coordenador do projeto, essa foi a edição mais significativa até então. "A oitava edição realmente teve um (maior) número de conquistas em termo de presença de público, qualidade de vídeos inscritos, programação, presença de instituições representando a comunidade, presença do público de outros institutos federais, e em termos de premiação também". Além disso, ele conta que sentiu um maior envolvimento em todo o campus. "Parcerias foram assumidas, percebemos um envolvimento maior dos departamentos, das coordenações do campus, e dos alunos, que construíram toda a programação cultural", conclui.

Na quarta-feira (18), a 6ª Mostrinha de Cinema Infantil da UESB abriu o evento, com conteúdos direcionados a várias faixas etárias. Foram recebidas mais de 600 crianças nas mostras que aconteceram ao longo do festival. Houve também uma exposição da FEARC – Feira de Artesanato Conquistense. E à noite, um grupo distribuindo abraços recepcionou as pessoas que foram ao auditório para conferir as apresentações da companhia de balé Itana Leão e as sessões competitivas das categorias Juvenil I e Nível Superior.

No segundo dia de evento, foi exibido o curta “Quem são elas? - Participação Feminina na Ocupação” e uma praça de alimentação temática ajudou a reforçar a atmosfera de fantasia que veio a seguir com o concurso de cosplays. Os alunos puderem soltar a criatividade por meio de fantasias que representam aspectos da cultura pop, além de performances que animaram a plateia. Mais tarde, houve a intervenção teatral “Resiliências: De onde vem a força das mulheres negras”, dirigida por Miriam Fonseca e composta por alunos do IFBA campus Simões Filho. Em seguida, foram exibidos os curtas que concorreram pela categoria Juvenil II. Adson Ramalho encerrou a noite com uma apresentação musical.

Wesley Silva, aluno egresso do IFBA e responsável pelas tirinhas “As Crônicas de Wesley”, participou de um bate-papo ilustrado na tarde de sexta (20), onde contou um pouco da sua experiência com desenho. O Coral do IFBA campus Vitória da Conquista, regido pelo Professor Maestro Marcos Ferreira, abriu a última noite do evento e, por fim, houve a cerimônia de encerramento, que premiou os cosplays mais criativos e os curtas mais votados.

Equipe responsável pelo curta 'Romeu e Julieta'

O Curta "Romeu e Julieta", dirigido pela aluna do IFBA campus Vitória da Conquista Brisa Barros, foi o mais premiado da noite, ganhando nas categorias Melhor Fotografia e Juvenil II (júri técnico e júri popular). Esse vídeo será o primeiro da história do festival a ser exibido na Mostra Cinema Conquista.

Rafael Brandão, um dos atores do curta, diz que a decisão de participar do evento vinha sido construída desde o início do ano letivo. "Toda vez que pensávamos sobre o que fazer, retornávamos à ideia de um casal. Então lembramos do clássico Romeu e Julieta, mas a ideia ainda estava mal elaborada. Queríamos fazer algo que fosse surpreendente, até que chegamos à conclusão que faríamos em séculos diferentes", completa. Rafael pensa em seguir a carreira artística e fala sobre o papel do Curta 5 nesse aspecto. "Acho de grande importância esse tipo de evento e, principalmente, a disseminação de todo tipo de arte. Eu não pretendo seguir na carreira cinematográfica, mas possivelmente na teatral e/ou musical", finaliza.

Durante os três dias do Curta 5, foram arrecadadas doações para o projeto “Infância do Amor”.

 Patrícia Sousa*

*estagiária supervisionada