Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Projeto do curso de Informática do IFBA fornece suporte de e-commerce para comunidade externa

Notícias

publicado: 28/09/2021 15h28, última modificação: 29/09/2021 16h05
Patrícia Sousa

O ensino remoto trouxe diversos desafios para alunos e professores, pensando em  estimular os discentes com atividades  para serem aplicadas no IV módulo do curso subsequente de Informática do IFBA campus Vitória da Conquista, alguns professores desenvolveram o Projeto Interdisciplinar de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Sistemas Web para a Comunidade Externa do IFBA. "Os professores deste módulo discutiram a necessidade de criar um único trabalho interdisciplinar para minimizar o volume de atividades repassados para os alunos, além de estimulá-los a continuar no curso durante o período das aulas remotas, visto que no modelo presencial, os alunos tinham aulas no laboratório e acesso a muitos estudos de casos.", pontuou a professora Marcela Alves, uma das responsáveis pelo projeto.

A iniciativa utiliza metodologias que auxiliam no ensino-aprendizado baseando-se em casos reais da comunidade, integrando as disciplinas de Redação, Comércio Eletrônico, Organização e Normas, Projeto de Desenvolvimento Web e Sistemas Distribuídos. Para isso, foram construídos sites que tem como propósito expor e vender produtos, ou arrecadar doações, para pequenas instituições. Até agora já foram montadas propostas de e-commerce para a Cooperativa de Produtos de Umbu - COOPRA, a ONG Casa da Misericórdia e para a Dona Doçura, um micro empreendimento de doces gourmet de Salvador.

Segundo a professora Marcela, todos os projetos foram desenvolvidos pelos próprios alunos: "Os professores das disciplinas os auxiliavam propondo soluções, na modalidade síncrona, relacionadas a cada assunto da ementa. Após o conhecimento teórico e a análise das discussões, o aluno desenvolvia o projeto na modalidade assíncrona.", explica.

Elba Silva, aluna do curso de Informática

Elba da Silva, uma das alunas do curso, afirmou que a experiência foi uma boa oportunidade de conciliar teoria e prática. "Vivenciamos uma amostra da relação entre um programador e seu cliente: o esboço do que se pretende implementar, apresentar sugestões ao cliente e ajustar a proposta de acordo com a realidade posta. (...) A experiência adquirida nesse projeto pode facilitar e servir como base para a produção de projetos futuros."

Luana de Jesus, também estudante, disse que o projeto superou os desafios de trabalhar à distância. "Consegui aprender coisas novas, trabalhamos em uma ferramenta que eu não conhecia e que achei incrível e super acessível. Com isso, pude ver que existe várias formas de trabalhar nessa área e que eu posso escolher o que mais me identifico. ", finalizou a aluna.

Micaela Silva, da Dona Doçura

A atividade foi muito bem recebida entre a comunidade, muita gente se surpreendeu com a possibilidade de ter um site, visto que esse tipo de serviço geralmente tem um custo elevado. "Acredito que terei uma visibilidade maior, atualmente minhas mídias sociais são Instagram e WhatsApp, porém com tantas atualizações (o serviço) já não é mais o mesmo e não entrega o nosso conteúdo, assim acabamos também perdendo clientes.", disse Micaela Silva, microempresária do Dona Doçura.

João Paulo de Oliveira, da Casa da Misericórdia, afirmou que o site é crucial para o alcance de novas pessoas. "O site apresentou o gerenciamento de ações que visam garantir a auto - sustentação do Lar como, por exemplo, vendas e realizações de eventos para captação de recursos por meio de doações continuadas. O site também incluiu o gerenciamento automático das doações que antes precisavam ser realizadas no formato presencial.", concluiu.

João Paulo, da Casa de Misericórdia

Como se trata apenas de um protótipo, esses parceiros podem futuramente criar um domínio na internet, ou seja, um nome válido para hospedar oficialmente o site e permitir que seu conteúdo seja acessado de forma mais vasta. Além disso, poderão ter acesso ao código desenvolvido para efetuar melhorias quando necessário.

Confira os sites desenvolvidos até o momento:

Dona Doçura

Casa da Misericórdia