Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notas e comunicados no período eleitoral > Curta 5: Tudo sobre a 9ª edição do festival de curtas do IFBA
conteúdo

Geral

Curta 5: Tudo sobre a 9ª edição do festival de curtas do IFBA

publicado: 02/10/2018 17h34, última modificação: 02/10/2018 17h34

 

O IFBA campus Vitória da Conquista foi palco para a 9ª edição do Curta 5, entre os dias 24 e 28 de setembro. Com a participação de alunos, professores, especialistas do audiovisual e a comunidade em geral, o evento, criado em 2010 no campus Eunápolis, seguiu sua tradição de divulgar e incentivar jovens talentos na área cinematográfica.

Esse ano, foram mais de 80 vídeos exibidos de cidades como Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Barreiras, Simões Filho, Palmas, Vitória da Conquista, etc, alcançando um novo recorde de inscrições e exibições. Além disso, o Curta 5 firmou uma parceria com o 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil, um evento que surgiu em Pelotas (RS), com o intuito de debater a produção de vídeo feita por professores da educação básica.

O professor Benival Júnior, responsável pelo festival, afirma que o Congresso abrilhantou ainda mais o Curta. “Promover o Congresso foi, sem dúvida, um marco para a história do Curta 5. Sua programação, com palestras, oficinas e mesas de debates ofereceram ao público conteúdos que fortalecerão as produções audiovisuais na escola”, relata.

O evento recebeu um público de mais de 2000 alunos da rede municipal de ensino. Foram realizadas diversas atividades além das mostras, como mostras infantis e paralelas, debates, oficinas, apresentações e exposições, além de uma das grandes atrações do festival: o desfile de cosplays.

Idealizado pelo professor Marcos Messias, o desfile de cosplays se iniciou na edição passada do evento. “(O desfile) é um projeto processual, que se inicia dentro da sala de aula, fazendo com que os alunos entendam melhor as formas geométricas”, explica. Marcos afirma que o projeto estimula as habilidades artísticas e técnicas dos estudantes, além de incentivar o trabalho de equipe e tornar a disciplina mais prazerosa. O professor, que esse ano se fantasiou do deus da mitologia nórdica Loki, diz que sua intenção é que os alunos abandonem a timidez. “A minha proposta é quebrar isso dentro do instituto, fazer com que os professores abracem as ideias junto com os alunos, fazendo com que o processo de construção fique mais leve.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco

Professor Marcos Messias

Ananda Gabriela (15), do 1º ano, levou o terceiro lugar no concurso de cosplays pela sua fantasia de “O Mágico de OZ”. Ela conta que o projeto a ajudou a amadurecer. “Fez a gente criar mais responsabilidade, a gente vê que, em todo trabalho, se você não se dedicar, não dá certo. E também foi uma coisa que uniu mais a gente”, relata.

Na última noite do festival, foi realizada uma cerimônia de encerramento para homenagear pessoas importantes para a realização do evento, além de premiar os cosplays e os curtas. O grande vencedor da noite na categoria Juvenil 2 foi o curta “Todo Amor é Válido”, dos estudantes do IFBA. Guilherme Costa (15), um dos membros da equipe, relata que a produção abriu seus olhos para essa nova prática. “Foi muito importante ver de perto como funciona a produção de um trabalho audiovisual, ver na prática como é executado algo que eu admiro muito”, afirma. Além disso, Guilherme conta que o festival foi importante para o seu futuro. “Eu tenho vontade de cursar cinema, ainda não é certeza, mas se algum dia eu cursar pode ter certeza que o Curta 5 foi um dos projetos que me incentivou bastante”, finaliza.

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Equipe vencedora na categoria Juvenil 2

Patrícia Sousa, estagiária supervisionada