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TDAH

por Daniela Gonçalves da Silveira Freitas publicado 03/07/2018 12h59, última modificação 03/07/2018 12h59
Orientações, à professores, sobre alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
  • Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos problemas mais comuns na infância, que continua até a adolescência e vida adulta. Os sintomas incluem dificuldade em permanecer focado e prestar atenção, dificuldade em controlar o comportamento e hiperatividade;

  • Existem três subtipos de TDAH: 1) Predominantemente hiperativo impulsivo; 2) Predominantemente desatento; 3) Combinando hiperativo impulsivo e desatento. A maioria dos casos tem o tipo combinado de TDAH. O tratamento pode aliviar muito os sintomas do transtorno, mas não há cura. Com o tratamento, a maioria das pessoas com TDAH pode ser bem-sucedido na escola e levar uma vida produtiva.

Sugestões para facilitar o trabalho com o aluno que apresente TDAH:

  • Não criticar e/ou apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria, e adaptações. Esses alunos devem ser respeitados. Isso é um direito! A atitude positiva do professor é fator decisivo para a melhora do aprendizado.

  • Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe e de costas para ela;

  • Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, alunos com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças na rotina;

  • Deixe-os perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;

  • Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;

  • Intercale atividades de alto e baixo interesse durante a aula, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;

  • Repita sempre ordens e instruções e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;

  • Permita movimento na sala de aula. Peça ao aluno para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ele pode sair da sala quando estiver mais agitado e recuperar assim o autocontrole;

  • Oriente-os com a agenda e verifique se estão feitas as anotações dos trabalhos escolares e das atividades extraclasse, isso ajudará a se organizar;

  • O aluno deve ter reforços positivos quando for bem-sucedido. Isso ajudo a elevar a autoestima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;

  • Coloque o aluno junto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;

  • Proporcione um ambiente acolhedor, demostrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude;

  • Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar em seu próprio tempo;

  • Sempre que possível procure dar um atendimento individualizado;

  • Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos, pois este tipo de trabalho favorece oportunidades sociais. Porém os alunos com TDAH conseguem melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos (máximo de quatro componentes);

  • Adapte suas expectativas quanto ao aluno, levando em consideração as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula. Em caso de aulas geminadas permita um pequeno intervalo para o aluno;

  • Coloque limites claros e objetivos, tenha uma atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliação frequente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;

  • Procure equilíbrio na oferta das atividades para que estas não sejam ora de nível elevado, colaborando para o nível de tensão do aluno ou ora muito baixo levando-o ao desinteresse pelas propostas oferecidas;

  • Ao propor as avaliações elas devem ter um número reduzido de questões (no máximo 10) e sempre que possível proponha questões objetivas;

  • Ao propor leituras informativas, procure levar sempre o resumo para os alunos com TDAH, com informações bastante explícitas (o quê, como, onde, quando, por que);

  • Permaneça em comunicação constante com a SRM. Ela é a melhor ligação entre a escola, o aluno e os pais;

  • Antecipar os conteúdos e atividades para a sala multifuncional em tempo hábil para as devidas ampliações e/ou adaptações;