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Surdo

por Daniela Gonçalves da Silveira Freitas publicado 03/07/2018 12h59, última modificação 03/07/2018 12h59
Orientações, à professores, sobre alunos surdos.
  • Lembre-se: o aluno surdo é responsabilidade do professor e não do intérprete;

  • Quando quiser se comunicar com o aluno surdo, se não souber LIBRAS, peça o auxílio ao intérprete, mas fale se dirigindo ao aluno;

  • Na ausência do intérprete, ao se comunicar com o aluno surdo, não grite, utilize gestos;

  • Ministre suas aulas com tranquilidade, utilizando língua portuguesa em seu ritmo natural. O intérprete fará a interpretação simultânea;

  • Sempre pergunte ao aluno surdo se compreendeu a explicação, às vezes o aluno não compreende e não pergunta;

  • Para o aluno surdo a língua portuguesa é segunda língua (L2) e ele não domina;

  • Sempre que possível avalie o aluno utilizando a LIBRAS (com ajuda do intérprete), pois ele não domina a língua portuguesa; Quando não for possível avaliar em LIBRAS proponha sempre avaliações OBJETIVAS;

  • Dê um tempo maior para o aluno realizar as atividades escritas, principalmente cópias do quadro, pois neste momento ele estará envolvido com o intérprete, o professor e o quadro;

  • Dê oportunidade para que o aluno emita opiniões, participe da aula, questione, buscando sempre a participação dos alunos surdos na aula;

  • Se possível apresente o plano de aula ao intérprete com antecedência, para que ele se prepare melhor para a interpretação;

  • O aluno surdo precise estar sentado em posição que facilite sua visualização tanto do professor quanto do intérprete;

  • Apenas a presença do intérprete não é garantia de que o aluno aprenda facilmente os conteúdos; É importante que seja desenvolvida uma parceria entre professores e intérpretes a fim de que os conteúdos e dúvidas dos alunos possam ser contemplados e resolvidos, pois o aluno surdo não tem condições de acessar o conteúdo em outros espaços fora da escola;

  • Observe que algumas atividades bem como alguns conteúdos não podem ser realizados e/ou apreendidos pelo aluno surdo, como: pontuação, fonologia, uso de conectivos, acentuação, etc. Neste caso devem ser propostos outros conteúdos e outras formas de avaliação para o surdo;

  • No momento do planejamento o professor pode acessar uma gama de atividades e livros interpretadas em línguas de sinais, disponível na internet o que facilitará muito a exposição do conteúdo, tornando-o mais visual possível. Caso seja feita uma antecipação prévia do conteúdo o professor pode contar com o apoio da SRM.

  • Procure tornar sua aula mais prática possível com ilustrações, mapas, experimentos, etc.

  • Alunos que além da surdez apresentam dificuldade de aprendizagem, necessitando atividades e avaliações diferenciadas.