Surdo
-
Lembre-se: o aluno surdo é responsabilidade do professor e não do intérprete;
-
Quando quiser se comunicar com o aluno surdo, se não souber LIBRAS, peça o auxílio ao intérprete, mas fale se dirigindo ao aluno;
-
Na ausência do intérprete, ao se comunicar com o aluno surdo, não grite, utilize gestos;
-
Ministre suas aulas com tranquilidade, utilizando língua portuguesa em seu ritmo natural. O intérprete fará a interpretação simultânea;
-
Sempre pergunte ao aluno surdo se compreendeu a explicação, às vezes o aluno não compreende e não pergunta;
-
Para o aluno surdo a língua portuguesa é segunda língua (L2) e ele não domina;
-
Sempre que possível avalie o aluno utilizando a LIBRAS (com ajuda do intérprete), pois ele não domina a língua portuguesa; Quando não for possível avaliar em LIBRAS proponha sempre avaliações OBJETIVAS;
-
Dê um tempo maior para o aluno realizar as atividades escritas, principalmente cópias do quadro, pois neste momento ele estará envolvido com o intérprete, o professor e o quadro;
-
Dê oportunidade para que o aluno emita opiniões, participe da aula, questione, buscando sempre a participação dos alunos surdos na aula;
-
Se possível apresente o plano de aula ao intérprete com antecedência, para que ele se prepare melhor para a interpretação;
-
O aluno surdo precise estar sentado em posição que facilite sua visualização tanto do professor quanto do intérprete;
-
Apenas a presença do intérprete não é garantia de que o aluno aprenda facilmente os conteúdos; É importante que seja desenvolvida uma parceria entre professores e intérpretes a fim de que os conteúdos e dúvidas dos alunos possam ser contemplados e resolvidos, pois o aluno surdo não tem condições de acessar o conteúdo em outros espaços fora da escola;
-
Observe que algumas atividades bem como alguns conteúdos não podem ser realizados e/ou apreendidos pelo aluno surdo, como: pontuação, fonologia, uso de conectivos, acentuação, etc. Neste caso devem ser propostos outros conteúdos e outras formas de avaliação para o surdo;
-
No momento do planejamento o professor pode acessar uma gama de atividades e livros interpretadas em línguas de sinais, disponível na internet o que facilitará muito a exposição do conteúdo, tornando-o mais visual possível. Caso seja feita uma antecipação prévia do conteúdo o professor pode contar com o apoio da SRM.
-
Procure tornar sua aula mais prática possível com ilustrações, mapas, experimentos, etc.
-
Alunos que além da surdez apresentam dificuldade de aprendizagem, necessitando atividades e avaliações diferenciadas.