Defiência Visual
-
Em caso de utilizar o quadro, avisar ao aluno e fazer a leitura do que foi escrito para que ele digite, ou grave a leitura se você ou ele acharem necessário;
-
Quando utilizar recursos visuais (fotos, slides, vídeos) em classe, posicionar-se ao lado e fazer a descrição da forma direta e real possível;
-
Em caso de conteúdo com figuras, adaptar para formas táteis/relevo (caso haja a dificuldade de como realizar essa adaptação, procurar auxílio do AEE (NAPNEE) – Deficiência Visual para orientação;
-
As avaliações contendo imagens devem ser previamente adaptadas com a descrição das imagens ou a forma tátil das mesmas;
-
Sempre que possível recomenda-se a transcrição para o Braille de material escrito que for utilizado (o AEE está procurando ajustar-se para atender a essa demanda de transcrição);
-
Propiciar o estudo colaborativo, mantendo sempre o aluno acompanhado por um colega nas atividades (sempre havendo revezamento da dupla/do grupo);
-
Solicitar que o estudante sente-se próximo à sua mesa, para que mantenha-se atento.