conteúdo

Defiência Visual

por Daniela Gonçalves da Silveira Freitas publicado 03/07/2018 12h59, última modificação 27/09/2018 08h39
Orientações, à professores, sobre alunos com deficiência visual.
  • Em caso de utilizar o quadro, avisar ao aluno e fazer a leitura do que foi escrito para que ele digite, ou grave a leitura se você ou ele acharem necessário;

  • Quando utilizar recursos visuais (fotos, slides, vídeos) em classe, posicionar-se ao lado e fazer a descrição da forma direta e real possível;

  • Em caso de conteúdo com figuras, adaptar para formas táteis/relevo (caso haja a dificuldade de como realizar essa adaptação, procurar auxílio do AEE (NAPNEE) – Deficiência Visual para orientação;

  • As avaliações contendo imagens devem ser previamente adaptadas com a descrição das imagens ou a forma tátil das mesmas;

  • Sempre que possível recomenda-se a transcrição para o Braille de material escrito que for utilizado (o AEE está procurando ajustar-se para atender a essa demanda de transcrição);

  • Propiciar o estudo colaborativo, mantendo sempre o aluno acompanhado por um colega nas atividades (sempre havendo revezamento da dupla/do grupo);

  • Solicitar que o estudante sente-se próximo à sua mesa, para que mantenha-se atento.