conteúdo

Baixa Visão

por Daniela Gonçalves da Silveira Freitas publicado 03/07/2018 12h59, última modificação 03/07/2018 12h59
Orientações, à professores, sobre alunos com baixa visão.
  • Deixar o estudante próximo à sua mesa;

  • Quando utilizar recursos visuais (como slides), trazê-los impressos (ampliado) para que o estudante possa acompanhar;

  • Filmes devem ser passados para assistir em casa, ou em outro ambiente da escola, em que o aluno possa ficar bem próximo à televisão;

  • Textos e avaliações devem ser adaptados com fonte a partir de 20 (Times New Roman ou Arial) e ampliação das imagens também (cuidar da qualidade de impressão por conta da nitidez);

  • Solicitar que o estudante sente-se próximo à sua mesa, para que mantenha-se atento.

  • Proporcionar o estudo colaborativo, mantendo sempre o aluno acompanhado por um colega nas atividades (sempre havendo revezamento da dupla/do grupo);

  • Sempre que possível, o estudante portará notebook e sistema de ampliação portátil, permitindo que ele utilize o texto sem ampliação, desde que com boa qualidade de impressão;

  • Permitir que alunos gravem o áudio das aulas.