Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > IFBA abre processo seletivo simplificado unificado para cursos superiores com ingresso em 2026.1
conteúdo

IFBA abre processo seletivo simplificado unificado para cursos superiores com ingresso em 2026.1

publicado: 09/01/2026 14h51, última modificação: 20/01/2026 14h23

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou edital do Processo Seletivo Simplificado Unificado para ingresso nos cursos superiores de graduação no semestre letivo 2026.1. A seleção é destinada candidatos que tenham concluído o ensino médio e utilizará notas do ENEM das edições de 2021 a 2025 como critério classificatório. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente on-line, até 23 de janeiro de 2026.

Estão sendo ofertados cursos presenciais de graduação, que conferem os graus de Bacharelado e Licenciatura,  a duração, o turno de funcionamento e o quantitativo de vagas variam de acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso, detalhados nos anexos do edital.

No Campus Vitória da Conquista, estão sendo ofertados os seguintes cursos superiores de graduação:

  • Bacharelado em Engenharia Ambiental
    Duração: 5 anos | Turno: Integral (Matutino/Vespertino) | 20 vagas

  • Bacharelado em Engenharia Civil
    Duração: 5 anos | Turno: Integral (Matutino/Vespertino) | 10 vagas

  • Bacharelado em Engenharia Elétrica
    Duração: 5 anos | Turno: Integral (Matutino/Vespertino) | 10 vagas

  • Bacharelado em Engenharia Mecânica
    Duração: 5 anos | Turno: Integral (Matutino/Vespertino) | 10 vagas

  • Licenciatura em Química
    Duração: 4 anos | Turno: Noturno | 5 vagas

As candidatas e candidatos classificados poderão ser convocados em tantas chamadas quantas forem necessárias, até o preenchimento total das vagas, respeitando a ordem de classificação e os critérios definidos no edital.

Sistema de cotas e ampla concorrência

A distribuição das vagas segue a legislação vigente:

  • 62,8% das vagas são destinadas ao Sistema de Cotas para estudantes de escolas públicas, com subdivisões por renda, raça/cor, pessoas com deficiência e quilombolas, conforme a Lei nº 12.711/2012 e atualizações.

  • 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência que não se enquadram como egressas de escola pública.

  • 2,81% das vagas são destinadas a quilombolas egressos de escola pública.

  • 29,39% das vagas são para Ampla Concorrência.

Candidatas e candidatos que optarem por cotas deverão comprovar os critérios por meio de documentação e, quando convocados, participar das bancas de verificação correspondentes.

Inscrições e documentação

A inscrição deve ser feita apenas pelo sistema on-line, com CPF da/o candidata/o e e-mail ativo. É possível indicar até duas opções de curso no mesmo campus, quando houver. Documentos anexados devem estar legíveis, em formatos digitais aceitos (PDF, JPG, JPEG, TIFF ou PNG) e dentro do limite de tamanho estabelecido.

Matrícula

A matrícula será realizada somente para candidatas/os convocadas/os, mediante comprovação do direito à vaga. O IFBA poderá solicitar envio eletrônico prévio e/ou entrega presencial de documentos, conforme orientações de cada campus. A apresentação de documentação incompleta, falsa ou divergente pode resultar em indeferimento ou cancelamento da matrícula.

Acompanhamento e informações

Todas as publicações, convocações e prazos devem ser acompanhados no site oficial do processo seletivo. Dúvidas podem ser encaminhadas pelos canais institucionais da PROEN e do Departamento de Seleção.

🔗 Inscrições e edital: https://portal.ifba.edu.br/proen/2026/superior-simplificado
📧 Contatos: proensinosuperior@ifba.edu.br | selecao@ifba.edu.br

Atenção: o acompanhamento das etapas é de responsabilidade exclusiva da/o candidata/o.

registrado em: