O IFBA Campus Vitória da Conquista vai oferecer 500 vagas para qualificação profissional
O IFBA por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), firmou acordo de adesão ao Qualifica Mais Progredir. O programa é vinculado aos ministérios da Educação e da Cidadania, que fomenta a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) e é voltado à inclusão produtiva e à ampliação da renda do público assistido pela rede de proteção social.
O objetivo do programa é que as instituições parceiras - da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - ofereçam cursos, na modalidade presencial, para formação de 23 mil Microempreendedores individuais nos 100 municípios onde há maior concentração de beneficiários do Programa e cadastros MEI.
Em parceria entre o IFBA e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista serão disponibilizados cursos de qualificação profissional de microempreendedor Individual (MEI), com 500 vagas em 2022. A iniciativa inclui uma bolsa estudantil para jovens de 18 anos ou mais com ensino fundamental completo, beneficiários do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.
As 500 vagas serão distribuídas em 17 turmas em 2022, com trinta estudantes cada turma, e por meio de três ofertas ao longo do ano, sendo a primeira oferta de abril a junho com 5 turmas; a segunda oferta, de julho a setembro com 6 turmas; e a terceira oferta de outubro a dezembro, com 6 turmas. Com duração de 160 horas ao todo, o curso acontecerá por meio de aulas presenciais.
As vagas remanescentes serão ofertadas a pessoas inscritas no CadÚnico com ensino fundamental completo e com mais de 18 anos de idade, inclusive, pela família dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Um edital será lançado em breve pelo IFBA, que definirá os critérios para triagem por meio do Sistema Único de Assistência Social para a mobilização dos alunos que preenchem os requisitos, além dos locais para a oferta dos cursos.