Divulgado edital de atualização de cadastro e seleção para auxílios e bolsas para o PAAE no ano de 2025
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista, acaba de tornar público o Edital nº 01/2025, que trata da atualização de cadastro e seleção de auxílios e bolsas oferecidos pelo Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE) no ano de 2025. O edital é destinado exclusivamente aos estudantes selecionados no ano passado através do Edital nº 04/2024, desde que estejam regularmente matriculados no campus.
O PAAE tem como finalidade garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos técnicos e superiores, promovendo a inclusão social, a melhoria do desempenho acadêmico e o bem-estar biopsicossocial dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os estudantes selecionados poderão ser contemplados, conforme a demanda e a disponibilidade orçamentária, com uma das seguintes modalidades de auxílios e bolsas:
- Bolsa Estudo no valor mensal de R$ 759,00 mensais para apoiar atividades acadêmicas;
- Auxílio Transporte no valor mensal de R$ 240,00 para residentes em Vitória da Conquista e no valor mensal de R$ 300,00 para residentes em outros municípios e distritos ou zona rural da própria cidade de Vitória da Conquista;
- Auxílio Moradia no valor mensal de R$ 450,00 para estudantes que necessitem custear despesas com aluguel;
- Auxílio para Aquisições, que destina-se à compra de fardamento e/ou demais materiais escolares, estando sujeito à análise pelo Serviço Social;
- Auxílio Alimentação, que trata-se da oferta de uma refeição diária completa (almoço ou jantar) no refeitório do campus;
- Auxílio Cópia e Impressão no valor mensal de R$ 80,00 para contribuir com materiais didáticos.
A quantidade de bolsas e auxílios será definida de acordo com o orçamento destinado à Política de Assistência Estudantil no ano letivo vigente e com base na demanda apresentada pelos(as) estudantes. O número exato de bolsas e auxílios será divulgado somente após a realização das etapas do processo de seleção. Dependendo da liberação do montante orçamentário previsto para o presente ano, o número de vagas para as referidas bolsas e auxílios poderão sofrer alterações.
INSCRIÇÃO E PRAZOS
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica no período de 10/02 a 23/02/2025, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Para se inscrever, o estudante interessado deverá:
- Acessar o SUAP através do endereço https://suap.ifba.edu.br com seu login (nº de matrícula ) e senha;
- Preencher ou atualizar o questionário de "caracterização socioeconômica";
- Clicar em "Inscrever-se em: Edital 01/2025 (VC)";
- Fazer a conferência de cadastro familiar e de informações de dados bancários (exclusivamente) do estudante;
- Escolher auxílios e/ou bolsas para os quais deseja concorrer no edital;
- Conferir suas informações sociais, econômicas e de saúde, bem como de seus membros familiares;
- Anexar os documentos solicitados de acordo com o ANEXO II do edital;
- Concluir a inscrição e emitir o comprovante de inscrição;
- Acompanhar todas as etapas do edital, conforme o cronograma.
- Observar o resultado preliminar, ocasião na qual ainda é possível entrar com recurso e dirimir dúvidas e pendências de sua inscrição.
Atenção: recomenda-se que a inscrição seja feita através de um computador ou notebook para evitar dificuldades técnicas na plataforma SUAP; para aqueles que necessitarem, o campus disponibilizará computadores na biblioteca.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO NO PAAE
Para fins de participação em seleção das bolsas e auxílios ofertadas pelo PAAE no ano de 2025, a documentação exigida para atualização de cadastro no PAAE se aplica exclusivamente aos estudantes com bolsas e/ou auxílios deferidos(as) em processo seletivo do PAAE realizado no ano de 2024, conforme previsto no Edital nº 04/2024.
Os documentos exigidos devem ser anexados em ARQUIVO ÚNICO e em FORMATO PDF em todos os campos onde forem solicitados no SUAP; para isso, siga as instruções abaixo:
- Clique em “escolher arquivos” e selecione o documento correspondente, conforme as informações prestadas;
- Para facilitar a anexação da documentação, combine todos os arquivos em um único PDF.
- Caso necessário, é possível utilizar ferramentas online gratuitas, como a disponível no endereço https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf.
Fique atento aos prazos e garanta sua inscrição! Para mais informações, consulte o edital completo que se segue abaixo e seus anexos.
ANEXO III (TERMO DE VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES E RESPONSABILIDADE)
ANEXO IV (REQUERIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO)