Partiu IF: 3ª Convocação para pré-matrícula
📢 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari publicou nesta segunda-feira (13) o 3º Ato Convocatório Geral para os procedimentos de verificação das ações afirmativas e entrega de documentação para pré-matrícula dos candidatos selecionados no Programa PartiuIF. A participação nessa etapa é obrigatória para que os estudantes possam garantir suas vagas no curso desejado.
🎓 Programa busca ampliar o acesso de estudantes da rede pública
O PartiuIF é uma iniciativa do Ministério da Educação voltada à promoção da igualdade de oportunidades para estudantes oriundos da rede pública. Instituído pela Portaria MEC nº 1.169/2024, o programa visa ampliar o acesso à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica por meio de cotas sociais e raciais, conforme estabelecido pela legislação vigente.
📅 Entrega de documentos e verificação racial ocorrem nesta quinta-feira (15)
📍 Os convocados devem comparecer presencialmente ao IFBA Campus Camaçari no dia 15 de maio, das 13h às 18h, para a entrega dos documentos exigidos.
📝 O preenchimento do formulário para as bancas de heteroidentificação também será feito no local.
✊🏾 Candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos deverão apresentar documentos específicos e participar da banca de verificação de identidade racial.
📂 Documentação obrigatória e exigências específicas
Documentos obrigatórios:
✔️ Ficha de matrícula
🆔 RG
#️⃣ CPF
📄 Certidão de nascimento
🏫 Histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental em escola pública
💉 Comprovante de vacinação antitetânica
🏦 Comprovante de dados bancários
👨👩👧👦 Para candidatos menores de idade, também será necessário apresentar os documentos dos responsáveis.
Candidatos autodeclarados pretos ou pardos devem enviar, via formulário eletrônico:
🖼️ Fotos padronizadas
🎥 Vídeo de autodeclaração (máx. 40 segundos, com fundo branco, rosto visível)
🪪 Documento de identificação com foto
⚠️ O envio incorreto ou fora dos padrões exigidos poderá desclassificar o candidato.
🔍 Critérios de validação e responsabilidade dos candidatos
As bancas de heteroidentificação serão compostas por especialistas responsáveis por validar as autodeclarações.
📌 O IFBA alerta que é responsabilidade exclusiva dos candidatos garantir que os arquivos estejam legíveis, corretos e em conformidade com o edital.
🚫 Documentos ilegíveis, cortados, de terceiros ou fora do padrão não serão considerados.
🚨 IMPORTANTE: Para garantir a vaga, o(a) candidato(a) deve ter cursado TODO o ENSINO FUNDAMENTAL em ESCOLA PÚBLICA.
❌ Quem não cumprir esse requisito NÃO PODE participar desta etapa!
🗃️ Cadastro de reserva será ampliado
👥 Um número maior de candidatos foi convocado nesta etapa para formação de um cadastro de reserva, devido à possibilidade de desistências, ausências ou desclassificações.
🔁 Isso permitirá a realização de novas chamadas ao longo do processo.
📆 Cronograma
📌 Publicação da convocação:
🗓️ 13 de maio de 2025 – na página do Programa IFBA Camaçari.
📌 Entrega presencial de documentos e preenchimento do formulário:
🗓️ 15 de maio de 2025, das 13h às 18h – no IFBA Campus Camaçari.
🔗 Formulário também disponível aqui.
📌 Realização das bancas de heteroidentificação:
🗓️ 15 de maio de 2025 – atividade interna da comissão do IFBA.
📌 Divulgação do resultado preliminar:
🗓️ 16 de maio de 2025 – página do Programa no IFBA Campus Camaçari.
📌 Período para interposição de recursos:
🗓️ 17 e 18 de maio de 2025 – via formulários informados pelo IFBA.
📌 Matrícula presencial dos(as) candidatos(as) deferidos(as):
🗓️ 19 de maio de 2025, das 12h30 às 16h30 – no IFBA Campus Camaçari.
