Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2025 > IFBA Campus Camaçari abre inscrições para curso gratuito de Esporte Adaptado no Contexto Escolar
conteúdo

IFBA Campus Camaçari abre inscrições para curso gratuito de Esporte Adaptado no Contexto Escolar

publicado: 17/06/2025 10h05, última modificação: 24/07/2025 13h35

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), está com inscrições abertas para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Esporte Adaptado no Contexto Escolar”, voltado para professores de Educação Física.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área para atuarem com práticas inclusivas no ambiente escolar, promovendo o desenvolvimento de atividades esportivas adaptadas para estudantes com deficiência. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica entre o IFBA e a UFBA.

✅ Sobre o curso

Com carga horária total de 160 horas, o curso será realizado na modalidade semipresencial, com encontros on-line às sextas-feiras, das 18h às 22h, por meio da plataforma Google Meet, e encontros presenciais em sábados destinados às oficinas práticas e possíveis visitas técnicas.

📚 Entre os temas abordados estão:
➖ Educação Inclusiva
➖ Deficiência física, visual, intelectual e TEA
➖ Esporte Adaptado e Esporte Paralímpico
➖ Tecnologias assistivas
➖ Oficinas práticas de esportes inclusivos
➖ Desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

🎯 Quem pode se inscrever?

O curso é destinado a professores licenciados em Educação Física, com atuação na rede pública ou privada, que residam em Camaçari, Salvador ou na Região Metropolitana.

🔢 Distribuição das vagas

Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma:

5% para pessoas com deficiência
60% para professores da rede municipal de Camaçari
15% para professores do IFBA
20% para ampla concorrência

📅 Cronograma

✍️ Inscrições: 16/06 a 10/07/2025 Até 17/07
📢 Resultado preliminar: 18/07/2025
📨 Período de recursos: 18 a 20/07/2025
✅ Resultado final: 24/07/2025
🗂️ Matrícula: 28/07 a 01/08/2025
☕ Acolhimento dos cursistas (Café de boas-vindas): 02/08/2025
🎯 Início das aulas: 06/08/2025
📖 Apresentação do TCC: 28/11/2025
🎓 Conclusão e entrega dos certificados: 10/12/2025

📑 Documentos necessários

🪪 Documento de identidade e CPF
🏠 Comprovante de residência (Camaçari, Salvador ou RMS)
🎓 Comprovante de escolaridade (Licenciatura em Educação Física)
📑 Comprovante de vínculo profissional
📂 Documentos que comprovem tempo de serviço e experiência com educação inclusiva ou esporte adaptado

🔗 Como se inscrever?

🔗As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 16 de junho a 17 de julho de 2025, por meio de formulário on-line.

👉 O edital completo está disponível aqui.

ℹ️ Mais informações

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Extensão (COPEX) pelo e-mail copex.cam@ifba.edu.br ou pelo telefone (71) 3649-8638.

Documentos

Edital 06/2025 - Seleção simplificada de estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada “Esporte adaptado no contexto escolar”
Edital 06/2025 - Seleção simplificada de estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada “Esporte adaptado no contexto escolar” - Retificado em 10/07/2025
Edital 06/2025 - Seleção simplificada de estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada “Esporte adaptado no contexto escolar” - Resultado Preliminar 
Edital 06/2025 - Seleção simplificada de estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada “Esporte adaptado no contexto escolar” - Resultado Final