Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2025 > Estudantes do IFBA Campus Camaçari brilham na final mundial da Huawei ICT Competition na China
conteúdo

Estudantes do IFBA Campus Camaçari brilham na final mundial da Huawei ICT Competition na China

publicado: 23/05/2025 10h47, última modificação: 23/05/2025 10h47

Nesta quarta-feira (22), a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari representou o Brasil com excelência na final global da Huawei ICT Competition 2024/2025, realizada em Shenzhen, na China.

O grupo apresentou o projeto Pace Free, um aplicativo de acessibilidade voltado para pessoas com deficiência visual, que combina inovação, inclusão e tecnologia de forma transformadora.

Selecionadas entre mais de 4.200 participantes da América Latina, as estudantes conquistaram o 2º lugar na Trilha de Inovação na etapa latino-americana e garantiram uma vaga na final global, um feito que destaca o potencial da educação pública brasileira no cenário internacional.

A equipe foi escolhida ainda para representar toda a América Latina na exposição especial da cerimônia de encerramento da competição, que ocorre neste sábado (25/05), quando também será anunciado o resultado final.

Equipe feminina e inovadora

Formada pelas estudantes Isabelle Ribeiro, Gracielle Maria, Lorena e Maria Eduarda, com orientação dos professores Lanuza Lima e Adilson Almirante, a equipe do IFBA Campus Camaçari conquistou destaque na trilha mais concorrida da competição, levando o projeto Pace Free ao reconhecimento internacional. Mais do que uma solução tecnológica, o aplicativo é um exemplo de como a inovação aliada à empatia pode promover acessibilidade e transformar vidas. A atuação do grupo evidencia o protagonismo feminino na ciência e na tecnologia, além do compromisso da educação pública com a inclusão e o impacto social positivo.

Sobre a Huawei ICT Competition

Promovida pela Huawei, gigante global de tecnologia, a ICT Competition é uma das maiores competições universitárias do mundo nas áreas de redes, computação em nuvem, inteligência artificial e infraestrutura de TIC. O torneio é estruturado em quatro etapas (nacional, regional, continental e global) e envolve mais de 170 mil estudantes de 80 países, conectando talentos e incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto social.

No Brasil, a competição envolve mais de 200 instituições conveniadas ao programa ICT Academy. Os participantes passam por provas teóricas e práticas, além de desenvolverem projetos inovadores, com mentoria de professores e avaliação técnica de especialistas da área.

Um orgulho para a Bahia e para o Brasil

O desempenho da equipe do IFBA Campus Camaçari não apenas reforça o protagonismo de jovens brasileiras no campo da tecnologia, como também evidencia a potência transformadora da educação pública de qualidade.

“A participação na Huawei ICT Competition representa mais que um prêmio: é a prova do poder transformador da educação pública, que revela talentos, estimula a criatividade e impulsiona a inovação dos nossos estudantes”, destaca a professora e orientadora Lanuza Lima.

Enquanto o resultado final não é anunciado, seguimos na torcida por mais essa conquista da educação pública brasileira! 💚📱🚀