Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > NOTÍCIAS > PROSEL 2023 - NÃO OFERTA DE VAGAS PARA O CAMPUS CAMAÇARI
conteúdo

PROSEL 2023 - NÃO OFERTA DE VAGAS PARA O CAMPUS CAMAÇARI

publicado: 27/09/2022 16h34, última modificação: 29/09/2022 08h21

NOTA 

PROSEL 2023 - NÃO OFERTA DE VAGAS PARA O CAMPUS CAMAÇARI

Prezados (as), 

Cumprimentando–vos cordialmente, o Conselho do Campus Camaçari, vem através desta nota explicar os motivos pelos quais decidiu pela não oferta de vagas para o Processo Seletivo de 2023 (em andamento): 

No dia 16/03/2020 após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a Pandemia do COVID-19, o Campus Camaçari suspendeu as suas atividades presenciais e ficou no aguardo da Resolução IFBA que norteasse as atividades de ensino emergenciais não presenciais, realizando enquanto isso, atividades de integração, acolhimento e eventos na modalidade remota. Considerando a complexidade de uma instituição multicampi, o Conselho Superior do IFBA publicou inicialmente a RESOLUÇÃO Nº 07, DE 22 DE MARÇO DE 2020. Com a permanência do estado pandêmico, publicou em dezembro de 2020 a RESOLUÇÃO Nº 30, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2020.

 Seguindo rigorosamente as normativas institucionais, o Campus Camaçari planejou os anos letivos de 2020 e 2021. É público que o momento foi desafiador e exigiu condições postas que acabaram por atrasar os calendários letivos subsequentes. Adicionalmente, para o Ano Letivo de 2022, havia sido estabelecido que seu início seria no mês de agosto do ano corrente. Nesta perspectiva, estávamos, aproximadamente com 1 semestre letivo de atraso, o que poderia ser revertido a médio prazo. Porém, em decorrência de um período grevista entre os meses de maio e julho deste ano, o início do Ano Letivo 2022 foi postergado para o dia 26/09/2022, fazendo com que tivéssemos um ano letivo (2022) para iniciar após a publicação do edital e da abertura de inscrições do processo seletivo de 2023. Para além disso, o início do ano letivo na segunda quinzena do mês de setembro vem trazendo uma série de problemas institucionais, sendo as principais: 

1 – Um elevado número de desistentes no processo de matrícula de candidatos aprovados no PROSEL 2022: muitos alunos se inscreveram e não aguardaram o início das aulas. Tal fato gerou uma dificuldade para completar as turmas: campus se encontra na 9ª chamada para os cursos técnicos e 8ª chamada para os cursos superiores. 

A entrada de estudantes matriculados neste mês de setembro e novas turmas caso inseríssemos vaga no atual processo seletivo para que esses ingressantes iniciassem suas aulas em fevereiro/2023 com calendário regularizado não é viável, pois não teríamos carga horária docente disponível para execução e ficaríamos com turmas num mesmo ano letivo (cursando 1º ano), mas em unidades diferentes, sendo que as turmas tendem a ser integradas umas às outras em anos subsequentes.

2 – O calendário letivo não estando, minimamente, alinhado com as outras instituições de ensino da região geram os seguintes problemas:

  • Muitos estudantes das turmas que estão concluindo o terceiro ano e os estudantes matriculados no quarto ano estão solicitando a certificação do Ensino Médio com a perda de vínculo institucional;

  • Os componentes de Estágio Supervisionado das Licenciaturas não estão em conformidade com as escolas municipais e estaduais, dificultando as ofertas destes componentes; 

3 – Outras implicações: dificuldade operacional e de planejamento acadêmico, pois pelo segundo ano consecutivo houve a necessidade do término de um ano letivo e início de um novo ano letivo na semana subsequente, sem período que seja possível realizar matrícula, confecção de diários, melhor planejamento dos espaços. Em situações normais, haveria um período de recesso acadêmico que viabilizaria tais trâmites administrativos que são essenciais para o bom andamento do semestre/ano letivo.

Diante do exposto, para não incorrer nos mesmos problemas, inserção de vagas em um processo seletivo com previsão de início das aulas no final do ano seguinte, houve a decisão pelo ingresso do quantitativo normal de matrículas em turmas de primeiro ano (160 estudantes) em setembro de 2022, neste ano letivo que iniciou nesta semana (26/09/2022), e ofertar novas 160 vagas no processo seletivo de 2024, já com início das aulas regularizadas para os ingressantes, em fevereiro de 2024.

É muito importante afirmar que o Instituto Federal da Bahia Campus Camaçari NÃO IRÁ FECHAR. As instituições públicas de ensino têm sofrido com orçamento escasso ao longo dos últimos anos e o Campus Camaçari tem passado por essa fase difícil também, mas esse não é o motivo para não termos ofertado vagas no processo seletivo em andamento. A partir do estudo realizado foi tomada a decisão de, ao invés dos próximos ingressantes realizarem o processo seletivo atual (PROSEL 2023) e iniciarem as suas aulas em meados de setembro de 2023, os mesmos poderão fazer o processo seletivo de 2024 e iniciarão suas aulas imediatamente após a conclusão do processo seletivo, em fevereiro de 2024. 

Muito importante afirmar também que, para os estudantes veteranos (os que já se encontram matriculados), nada muda. Os calendários acadêmicos elaborados pela comissão de calendário e aprovado pelo conselho do campus seguirão, de modo que não ocorram mais atrasos para as turmas atuais. No oportuno, informamos que o calendário acadêmico de 2022 já foi aprovado pelo Conselho de Campus no dia 22/09/2022 e já se encontra publicado no site do campus.

No mais, temos ciência do sentimento de frustração que é gerado na comunidade, mas tais medidas se fazem imperativas para retomarmos o funcionamento normal e assegurarmos a qualidade dos nossos trabalhos. A decisão foi difícil, trata-se de um momento de transição, porém foi uma medida necessária e sempre contamos com a contribuição de todas e todos. 

 

Camaçari, 27 de setembro de 2022

Conselho do Campus 

IFBA Camaçari