Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2021 > Chamada Pública para seleção de estudantes voluntários - Proposta de Extensão “A Física e Seus Efeitos Clássicos Intrigantes – Fundamentos, Mecanismos e Aplicações”

Os estudantes interessados em ser voluntários devem se inscrever até o dia 08 de setembro (quarta-feira)
publicado: 06/09/2021 11h32, última modificação: 10/09/2021 09h49

A Coordenação de Extensão (COEX) do IFBA Campus Camaçari realiza chamada pública para selecionar estudantes interessados em participar como voluntários na Proposta de Extensão “A Física e Seus Efeitos Clássicos Intrigantes – Fundamentos, Mecanismos e Aplicações”, que será executado entre 21 de setembro e 19 de outubro de 2021.

Os(as) estudantes interessados(as) em ser voluntários(as) devem se inscrever neste link, de 06 a 08 de setembro.

Serão selecionados(as) dois estudantes voluntários(as). A divulgação do resultado será no dia 10 de setembro, neste site.

Para participar da seleção é necessário ter concluído o 1º ano do Ensino Médio e estar regularmente matriculado no IFBA Campus Camaçari.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) irão: participar das reuniões antes de iniciar cada atividade síncrona; ajudar no levantamento de materiais de apoio ao curso; auxiliar durante o atendimento aos alunos; dar apoio durante as comunicações síncronas e assíncronas; auxiliar na procura de recursos didáticos e auxiliar na elaboração de atividade experimental. A carga horária semanal para o(a) discente voluntário(a) será de 12 horas.

A Proposta:

Nos sistemas físicos pode-se notar muitos efeitos intrigantes: alguns frequentemente presentes na vida cotidiana. Por exemplo, quando aproxima-se e afasta-se dois fios localizados em um ponto de tomada, observa-se emissão de luz, também chamada arco elétrico ou centelha; um fio passando corrente elétrica é aquecido e certos objetos que recebem luz também são aquecidos. Estes são apenas alguns exemplos perceptíveis do cotidiano. Esses eventos podem ser, fundamentalmente, de natureza gravitacional, elétrica ou magnética. No entanto, pode-se definir também efeitos de natureza eletromagnética (em particular, são os ditos efeitos óticos e térmicos), os quais são resultados do acoplamento dos eventos elétrico e magnético. Portanto, este efeito justifica a natureza da luz e do calor.

Este curso foi planejado para aprimorar o conhecimento dos estudantes a respeito da Física e dos vários efeitos físicos que podem ocorrer na sua vida cotidiana. Para isto, será empregada uma abordagem mostrando como a Física se “casa” bem com a Matemática; intuindo sobre as variáveis físicas nos processos de medida; apresentando as teorias básicas da Física e, por fim, exibindo os efeitos físicos, seus mecanismos e possíveis aplicações, sendo de grande importância a atuação do calor sobre os sistemas físicos. Com isto, espera-se que o estudante torne-se capaz de evitar acidentes, além de servir de bagagem de informação para a sua vida profissional.

Programação:

Serão realizados dois encontros síncronos semanais totalizando quatro horas, sendo também, indicadas atividades assíncronas de três horas semanais para o aluno. Deste modo, o projeto terá uma carga horária semanal de sete horas ao longo de três semanas mais outra de quatro horas, o que resultará em um total de 25 horas, uma vez que não haverá atividade assíncrona na última.

Candidatos(as) selecionados(as):

1 Gorhan Freitas Noronha
2 Laryssa Beatriz Nascimento da Conceição
3 Nacles Bernadino Piraja Gomes Junior

O coordenador-proponente decidiu ampliar a quantidade de vagas ofertadas para três para a realização de atividades adicionais ao inicialmente previsto no escopo da proposta. Orientações aos estudantes serão passadas através do Coordenador-proponente.

Observações:

A inscrição para esta Chamada Pública se dará através de inscrição por este formulário eletrônico.

Somente poderá participar do processo seletivo, o discente que estiver regularmente matriculado no IFBA Campus Camaçari e tiver concluído o 1° ano do Ensino Médio.

A seleção dos discentes para atuarem como voluntários será feita pelo coordenador-proponente que considerará perfis e desempenhos acadêmicos compatíveis com as atividades previstas.

Caso o número de inscritos seja maior que a quantidade de vagas, histórico escolar será utilizado como critério de seleção, sendo selecionados os dois alunos com melhor média geral.

Dúvidas devem ser enviadas para a Coordenação de Extensão do IFBA Campus Camaçari através do e-mail copex.cam@ifba.edu.br