Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2021 > Chamada Pública para seleção de estudantes voluntários - Projeto de Extensão “Aplicativo Match Book - Poeme-se”

publicado: 13/05/2021 17h34, última modificação: 21/05/2021 10h53

A Coordenação de Extensão (COEX) do IFBA Campus Camaçari realiza chamada pública para selecionar estudantes interessados em participar como voluntários no Projeto de Extensão “Aplicativo Match Book - Poeme-se”, que será executado entre abril e dezembro de 2021.

Os estudantes interessados em ser voluntários devem se inscrever neste link, até o dia 18 de maio (terça-feira).

Serão selecionados dois estudantes voluntários. A divulgação do resultado será no dia 20 de maio, neste site.

Para participar da seleção é necessário estar cursando curso superior de Computação a partir do terceiro semestre, ter conhecimento em Desenvolvimento Web, interesse por leitura e livros, possuir recursos tecnológicos para desenvolver as atividades assíncronas de programação e participar das reuniões e ter curiosidade e interesse em aprender.

As atividades a serem realizadas são: pesquisa bibliográfica (levantamento de aplicações existentes alinhadas ao projeto), criação de jornada do usuário e desenvolvimento web (backend, banco de dados, front end, framework).

O Projeto:

O Projeto de aplicativo "Match Book - Poeme-se", coordenado pela professora Lanuza Lima, é um objeto de intercâmbio tecnológico de livros, por meio do qual leitores se encontrarão para troca, empréstimo, doação ou venda de livros. A partir do desenvolvimento web, pretende-se criar uma rede de leitura que potencialize, no contexto do distanciamento e fora dele, os efeitos do antigo projeto "vai e vem literário" por meio do qual a comunidade interna do IFBA tem acesso a livros doados pela comunidade e podem também realizar doações e trocas.
Para a construção do aplicativo serão utilizadas as linguagens JavaScript, React Js, Node Js e PostgreSQL. O encontro entre os leitores será calculado por meio do algoritmo que associa coordenadas e distância. No gerenciamento dos perfis e das interações, serão aplicadas estratégias de gameficação, como recompensas e premiações simbólicas para leitores assíduos, solidários e outras estratégias a serem definidas no curso do projeto.

Candidatos selecionados:

Rodrigo Lima dos Santos
Yuri Cavalcante Matos

Observações:

A inscrição para esta Chamada Pública se dará através de inscrição por este formulário eletrônico.

Somente poderá participar do processo seletivo o discente que estiver regularmente matriculado nos cursos da instituição.

A seleção dos discentes para atuarem como voluntários será feita pelo coordenador-proponente, que considerará perfis e desempenhos acadêmicos compatíveis com as atividades previstas.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, ocorrerá uma nova etapa na seleção que será entrevista com o Proponente do projeto.

Dúvidas devem ser enviadas para a Coordenação de Extensão do IFBA Campus Camaçari através do e-mail copex.cam@ifba.edu.br