Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2020 > Nota sobre as Atividades Emergenciais Não Presenciais (AENPE) - IFBA Campus Camaçari

publicado: 03/09/2020 09h00, última modificação: 03/09/2020 09h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari realizou na tarde da última sexta-feira (28/08/2020), na sala virtual do RNP, com transmissão e participação de toda a comunidade através do canal do Campus no Youtube, a Reunião Geral sobre as Atividades Emergenciais Não Presenciais (AENPE).

A reunião foi realizada nessas duas plataformas devido ao número esperado de participantes, considerando a capacidade de público das plataformas disponíveis e questões relacionadas à segurança (uso de câmera e microfone de modo indevido por parte de usuários não identificados). A escolha deste formato se deu a partir de consulta realizada entre a Comunicação Social do Campus, Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) e com apoio da Reitoria. Perguntas e contribuições dos participantes do Youtube puderam ser realizadas via chat e/ou por meio de solicitação de inscrição para fala, em que o participante recebia o link para a sala de transmissão no RNP, onde os diretores, coordenadores e representantes de turma/curso estavam conectados. Considerando que ocorrerão outros encontros com toda a comunidade, continuamos na busca de uma plataforma que possua a capacidade para um número maior de participantes e garanta a segurança.

Após a apresentação do resumo da Resolução CONSUP nº. 19 de 24 de agosto de 2020 e de aspectos importantes elencados pelo Comitê Local para aplicação das AENPE, foi apresentada uma minuta/proposta de realização destas atividades. Esta minuta poderá ajudar na elaboração da proposta final do Campus. A proposta final será disponibilizada à comunidade após as reuniões setoriais (Diretoria de Ensino e Coordenações/docentes) e, a partir disso, uma nova reunião geral será agendada para apresentação da mesma.

A decisão sobre a adesão do campus às AENPE se deu através de votação, tendo como resultado: 74,7% favoráveis à adesão, dos 249 votantes (docentes, pais/responsáveis, estudantes, servidores técnico-administrativos). A deliberação da reunião apresentou resultado próximo a pesquisa institucional, realizada no final do mês de julho, com os estudantes (59,3% favoráveis de um total de 472 votantes, ao retorno de forma remota).

A adesão do campus às AENPE permite que os trâmites administrativos no que se refere a realização de diagnósticos, elaboração/minuta de edital para inclusão digital (equipamentos e/ou pacote de dados para estudantes em vulnerabilidade social), análise de disponibilidade financeira, processos licitatórios, dentre outros, sejam realizados em tempo hábil, ficando pendentes apenas as adequações das resoluções referentes à assistência estudantil por parte do Conselho Superior.

A capacitação promovida pelo IFBA Campus Camaçari para os docentes e técnicos adminsitrativos, com vistas a implementação das AENPE, está prevista para iniciar ainda em setembro. O formato da capacitação será teórico-prático, de forma a garantir que ao final dos ciclos de capacitação os docentes tenham, por exemplo, como produto final não apenas os respectivos Planos de Ensino adaptados aos ensino remoto (com as metodologias mais aderentes a esta modalidade), mas também o ambiente virtual de aprendizagem configurado para início das atividades.

Os/as estudantes que aderirem às AENPE receberão capacitação e acolhimento em período a ser publicado. Em tempo, sugerimos às representações de turmas e cursos que se reúnam com os colegas e coletem sugestões e dúvidas a serem discutidas/respondidas em reunião que será realizada entre a DIREN e os representantes de turmas/cursos, conforme cronograma abaixo.

Programação das ações de ensino relacionadas às AENPE:

- Semana de 31/08 a 04/09/2020: reuniões das áreas/cursos e seus respectivos docentes;

- Semana de 08 a 11/09/2020: reuniões das áreas/cursos com a Diretoria de Ensino e reunião da Diretoria de Ensino com representantes de turmas;

- Semana de 14 a 18/09/2020: reunião da Diretoria de Ensino com todos os docentes para apresentação e discussão da minuta, disponibilização da proposta das AENPE para a comunidade e agendamento da reunião geral para apresentação da proposta final.

Links importantes:

Resumo da Resolução CONSUP nº19 de 24 de agosto de 2020

Posicionamento do Comitê Local COVID 19 e sugestões para elaboração das atividades