Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2020 > Comunicado: Processo Seletivo 2021 e Retorno das Aulas
conteúdo

Comunicado: Processo Seletivo 2021 e Retorno das Aulas

publicado: 05/01/2021 16h24, última modificação: 06/01/2021 18h32

Processo Seletivo - Cursos Técnicos

Como já é de conhecimento por meio da nota publicada no portal do IFBA, o Processo Seletivo 2021 (Cursos Integrados e Subsequentes) ocorrerá por meio virtual e não presencial, a partir da metodologia de Análise de Histórico Escolar de estudantes do ensino fundamental II, com as médias finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, referentes aos 6º, 7º e 8º ano para ingresso nos cursos técnicos na forma integrada e concomitante; e com as médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referentes aos 1º e 2º anos do Ensino Médio para os cursos técnicos na forma subsequente.

A previsão para lançamento do Edital é janeiro/fevereiro, inscrições e ajustes estão previstas para o mês de fevereiro através do sistema do processo seletivo, e previsão de publicação do resultado final é março de 2021. No Campus Camaçari, o início das aulas 2021 está prevista para o mês de setembro/2021, em virtude do atraso do calendário letivo 2020 decorrente da pandemia. 

Retorno das aulas - Calendário 2020

Com a publicação da Resolução nº. 30 do CONSUP/IFBA, informamos que o Calendário Letivo 2020 está previsto para ser retomado no formato remoto, nos moldes das atividades de ensino (AENPE) realizadas neste último trimestre de 2020.

O processo de planejamento já foi iniciado e informamos que faremos um levantamento sobre a acessibilidade dos estudantes ainda no mês de janeiro, de forma a verificar a demanda relacionada a inclusão digital. Contamos com a colaboração de todos(as) para podermos planejar a inclusão digital da melhor forma possível. Em fevereiro, faremos uma apresentação dos principais aspectos da Resolução e explicaremos como será o formato das aulas e distribuição das disciplinas, tendo em vista que, desta vez, todas(os) estudantes serão inscritos automaticamente. Conforme Resolução, os estudantes que desejarem cancelar a inscrição e não cursar o ano letivo 2020 no formato AENPE farão declaração solicitando cancelamento de inscrição, de modo que retornarão às aulas após a conclusão do calendário 2020 AENPE. 

As atividades de acolhimento estão previstas para final de fevereiro/2021 e o início das aulas ocorrerá em seguida, num modelo a ser apresentado durante o acolhimento.

Quanto aos cursos superiores, estamos planejando uma oferta de disciplinas mais ampla do que nas AENPE deste ano de 2020 e, em fevereiro/2021, será aberto o período para ajuste/atualização das disciplinas a serem cursadas no semestre 2020.1 AENPE

Em resumo:

Processo Seletivo - Cursos Técnicos
Não Presencial - Análise de Histórico Escolar
Modalidade Integrada: Médias finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, referentes aos 6º, 7º e 8º
Modalidade Subsequente: Médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referentes aos 1º e 2º anos do Ensino Médio

Retorno das aulas - Calendário 2020
Previsão: Fevereiro/Março de 2021, no formato AENPE

Início das aulas - Calendário 2021
Previsão: Setembro de 2021

OBS.: Mudanças no formato da aulas poderão ocorrer conforme novas normativas ou legislação vigentes em Fevereiro de 2021. 

Atenciosamente,

Gestão do IFBA Campus Camaçari