Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2019 > Nota de Esclarecimento sobre o evento Balbudiart

Nota de Esclarecimento sobre o evento Balbudiart

publicado: 27/06/2019 11h57, última modificação: 27/06/2019 11h57

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari, através da Diretoria Geral (DG), Diretoria de Ensino (Diren) e Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), divulga Nota de Esclarecimento sobre o evento Balbudiart:

À Comunidade do Campus Camaçari,

Considerando os acontecimentos ocorridos no dia 19 de junho de 2019, data em que foi realizado o evento estudantil Balbudiart, promovido pelo Grêmio Estudantil e Comissão de Representantes de Turma (CRT) do campus Camaçari, prestamos os seguintes esclarecimentos:

O evento representou uma iniciativa estudantil, apresentada às Diretorias do campus de Camaçari por escrito através de um projeto. De acordo com o documento, o evento tinha o objetivo de "promover uma integração aluno-aluno e aluno-política, principalmente por conta do tema da edição e diante do cenário brasileiro. Além do objetivo supracitado, trará um espaço de catarse e articulação mente e corpo, um espaço de descanso dos problemas e pressões diárias dos estudantes".

No dia 03 de junho de 2019, às 13h, na sala de reuniões do campus foi realizada uma reunião com a presença das Diretorias Geral, de Administração e de Ensino, dos representantes de turma, Grêmio e CRT do campus, oportunidade na qual o evento esteve em pauta. Foi acordado com os estudantes que seria disponibilizado o auditório do campus, com o apoio dos assistentes de alunos e do técnico em audiovisual e que seria autorizada a entrada de 10 convidados participantes externos, que deveriam ser identificados com antecedência para que fosse comunicado aos vigilantes. Essa autorização foi justificada em razão da capacidade de lotação do auditório do campus, que é de 126 lugares. Ressaltamos que tratava-se de um evento interno. Até a véspera do evento, somente cinco nomes haviam sido comunicados pelos estudantes e os demais seriam encaminhados posteriormente.

Como nenhum servidor docente ou técnico-administrativo atuou como co-responsável pelo evento Balbudiart, a Direção de Ensino designou as servidoras assistentes de alunos e o técnico em audiovisual para permanecer no auditório a fim de acompanhar o evento, que não faz parte do calendário acadêmico, portanto, não é uma atividade institucionalizada no campus.

No dia 18 de junho de 2019, às 23:51:44, foi encaminhado um email pelo CRT e Grêmio com uma lista de 68 nomes de convidados externos, com o argumento de que os estudantes não teriam tido contato com as Diretorias para dialogar sobre o quantitativo de convidados. Reafirmamos que, nos dias 17 e 18/06/19, bem como em toda a semana anterior, as três diretoras em exercício estavam presentes no campus e não foram consultadas acerca da ampliação da lista de convidados anteriormente acordada.

No dia 19 de junho de 2019, fomos surpreendidos com a mensagem encaminhada na noite anterior, no horário supracitado, bem como com a chegada de mais de 20 pessoas na portaria do campus e com as diversas solicitações de autorização para a entrada dos convidados ao longo do dia.

No mesmo dia 19 de junho de 2019 as três diretoras em exercício decidiram, conjuntamente, manter o posicionamento adotado na reunião do dia 03 de junho de 2019, o qual foi dialogado e discutido com os estudantes. Em razão da intempestividade do email enviado pelos estudantes, bem como dos argumentos constantes no mesmo, não foi possível autorizarmos a entrada de 68 pessoas no evento, entre familiares e amigos dos estudantes, por diversas razões, dentre elas: as responsabilidades relacionadas ao evento, o quantitativo de servidores acompanhando e dando apoio ao evento, a capacidade do auditório, tendo em vista que, pelo menos, seis turmas do ensino médio integrado estavam envolvidas, além da própria intempestividade ocorrida na comunicação da listagem dos convidados extras, a qual não permitiu que a gestão do campus tivesse tempo hábil para análise e deferimento.

Por fim, analisamos o evento como positivo e lamentamos os transtornos ocorridos aos que vieram prestigiar a atividade e não puderam participar, entretanto, através desse esclarecimentos, contamos com a compreensão de todos.

Atenciosamente,

DG/DIREN/DAP