Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Notícias > Notícias 2019 > Curso de Extensão: Introdução às simulações numéricas em CFD

Curso de Extensão: Introdução às simulações numéricas em CFD

publicado: 10/07/2019 15h52, última modificação: 10/07/2019 15h52

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Camaçari, através da Coordenação de Extensão, oferece o curso de extensão "Introdução às simulações numéricas em Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD)".

O curso, que será ofertado na modalide de Formação Inicial e Continuada (FIC), tem como objetivo a formação de pessoal para atuar com modelagem computacional na área de dinâmica de fluidos. É direcionado a estudantes de graduação em Matemática, Computação e Física, e trabalhadores da indústria que desejam atuar com simulações em CFD. A abordagem metodológica se dará através de simulações numéricas computacionais utilizando a plataforma livre e customizável OpenFOAM. A carga horária do curso é de 60 horas, distribuídas semanalmente em dois dias (quartas e quintas), das 15h às 17h, com início em 31/07/2019, no IFBA campus Camaçari (Avenida Jorge Amado, s/nº, Jardim Limoeiro - Camaçari-BA, CEP 42.800-605)

A Dinâmica dos Fluidos é uma vasta área da ciência em que se estuda os fenômenos de escoamentos de fluidos sob diversos aspectos. Aplicações computacionais desta área (CFD - Dinâmica dos Fluidos Computacional - na sigla em inglês) são inúmeras e crescem em importância acadêmica e industrial com o desenvolvimento proeminente de novas técnicas computacionais. No curso, será Utilizada a plataforma OpenFOAM, que é um conjunto de ferramentas livre e customizável, cada vez mais aplicável na construção de modelos computacionais na solução de problemas em CFD. Aplicações de CFD são encontradas em problemas de áreas como aerodinâmica e hidrodinâmica, transporte de líquidos e gases em dutos e tubulações, extração de petróleo em reservatórios, dispersão de poluentes, dentre outros.

Para se inscrever clique aqui. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.