Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Institucional > Diretrizes de Comunicação > 5. Responsabilidades:
conteúdo

5. Responsabilidades:

por Campus Camaçari publicado 30/03/2021 19h45, última modificação 30/03/2021 19h45
Diretrizes de Comunicação

5. Responsabilidades:

5.1 Das atribuições da Comunicação Social

A Comunicação Social do IFBA Campus Camaçari é uma unidade ligada ao Gabinete do Diretor Geral (DG) e responde pela gestão de comunicação do IFBA Campus Camaçari através das seguintes atribuições:

  1. Fazer cumprir as Diretrizes de Comunicação do IFBA Campus Camaçari;
  2. estabelecer as diretrizes das ações de comunicação externa e inter­na;
  3. articular as ações de comunicação com os setores demandantes, zelando pela unidade da identidade institucional do IFBA;
  4. planejar, executar e fazer cumprir as ações de comunicação de acordo com as demandas do campus;
  5. desenvolver uma estratégia para o uso e aplicação da marca e identidade visual e verbal em todos os materiais de comunicação;
  6. orientar, avaliar e aprovar a aplicação da marca em peças de comunicação;
  7. realizar a gestão da marca do IFBA em todas os materiais, garantindo sua correta aplicação;
  8. planejar e viabilizar materiais gráficos para atendimento das deman­das de comunicação;
  9. receber e avaliar os pedidos para divulgação de informações recebidos de outros setores, servidores ou estudantes, sugerir estratégias de divulgação e justificar a negação dos pedidos quando isso ocorrer;
  10. participar do plane­jamento e elaborar ou contribuir na divulgação dos eventos administrativos, de ensino, pesquisa e extensão;
  11. manter a comunidade interna e externa informada sobre os interesses da instituição;
  12. atender a demandas da imprensa;

m. avaliar a pertinência de cobertura jornalística para eventos e fatos do campus e providenciá-la;

  1. gerir, atualizar e editar, com suporte técnico da Coordenação de Gestão de Tec­nologia da Informação (CGTI), o conteúdo do site portal.ifba.edu.br/camacari
  2. produzir conteúdo para o site, a partir de informações for­necidas pela gestão, setores, servidores ou estudantes;
  3. gerir, acompanhar e alimentar os sites de redes sociais oficiais do campus;
  4. trabalhar ar­ticulada com a DGCOM, executando as ações de forma integrada;
  5. colocar em prática no campus as ações de comunicação institucional e de divulgação unificadas propostas ou feitas em parceria com a DGCOM.

5.2 Das atribuições da Direção Geral (DG)

  1. Fazer cumprir as Diretrizes de Comunicação Social do IFBA Campus Camaçari;
  2. envolver profissionais da Comunicação Social nas reuniões periódicas de gestão, considerando a dimensão estratégica da comunicação para o crescimento da instituição;
  3. estar solícito a atender a imprensa nos temas em que a instituição for demandada ou indicar outros porta-vozes para esse papel, mediado pela Comunicação Social;
  4. instaurar o comitê de monitoramento de crise, sempre que necessário;
  5. estar ciente de que, em todos os momentos, é ele o maior comuni­cador da instituição;
  6. conscientizar demais diretores, coordenadores e servidores da importância estratégi­ca da comunicação para o IFBA Campus Camaçari.

5.3 Das atribuições da Direção de Ensino (DIREN), Direção Administrativa (DAP) e Coordenações

  1. Encaminhar informações de interesse público, referentes aos seus setores, à Comunicação Social, em tempo hábil, conforme item 6.2, para possibilitar a correta divulgação das informações aos públicos interno e externo;
  2. informar o calendário anual de eventos promovidos por seus respec­tivos setores;
  3. informar a previsão de cursos, vagas e turno de oferta de cursos regulares da instituição, a fim de viabilizar o planejamento das ações de divulgação;
  4. enviar à Comunicação Social horários de estudantes e professores e suas alterações;
  5. enviar à Comunicação Social calendários acadêmicos e suas alterações;
  6. enviar à Comunicação Social informações sobre licitações, planejamento e orçamento do campus, para publicação;   
  7. enviar à Comunicação Social todas as informações referentes a movimentação de pessoal, tais como ingresso de novos servidores, transferências, permutas e exonerações.
  8. enviar à Comunicação Social informações referentes à pesquisa científica, descobertas e avanços para divulgação;
  9. informar a Comunicação Social sobre atividades em prol da saúde e do bem-estar do corpo funcional;
  10. estar solícito a atender à imprensa nos temas em que a instituição for demandada ou indicar outros porta-vozes para esse papel;
  11. informar a Comunicação Social sobre alterações em dados e informações já disponibilizados, para atualização;
  12. revisar, aprovar e autorizar a solicitação de divulgação dos materiais demandados por seus setores;

m. não autorizar e nem criar, em hipótese alguma, páginas no domínio ifba.edu.br, perfis em sites de redes sociais e materiais de divulgação utilizando o nome da instituição sem passar pela avaliação da Comunicação Social.

5.4 Das atribuições de todos os servidores

  1. Estar cientes de que também são responsáveis pela construção da imagem do IFBA Campus Camaçari dentro e fora da instituição;
  2. encaminhar informações de interesse público referentes às suas áreas de atuação à Comunicação Social, em tempo hábil, conforme item 6.2, para possibilitar a correta divulgação das informações aos públicos interno e externo;
  3. demandar materiais gráficos, eletrônicos e outras ferramentas de divulgação para suporte à divulgação de eventos e programas em tempo hábil, conforme item 6.2;
  4. prestar informações, em tempo hábil, sobre seu respectivo setor ou atividade, para viabilizar materiais de comunicação a serem produzidos pela Comunicação Social;
  5. consultar a Comunicação Social todas as vezes em que precisarem utilizar a marca da instituição para produção de materiais de veiculação interna e externa;
  6. informar a Comunicação Social sobre alterações em dados e informações disponibilizados no site para posterior atualização;
  7. acessar o e-mail institucional diariamente;
  8. não criar, em hipótese alguma, páginas no domínio ifba.edu.br, perfis em sites de redes sociais e materiais de divulgação utilizando o nome da instituição sem passar pela avaliação da Comunicação Social.