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4. Canais de Relacionamento

por Campus Camaçari publicado 30/03/2021 19h42, última modificação 30/03/2021 19h42
Diretrizes de Comunicação

4.1 Comunicação interna

Processo de comunicação entre o IFBA Campus Camaçari e todos os seus servidores, estagiários, terceirizados e alunos.

É fundamental alinhar todos os setores da instituição e possibilitar um clima organizacional positivo e propício ao cumprimento dos objetivos estratégicos. A relação entre o público interno deve pautar-se pelo respeito, transparência, compromisso e estímulo à participação. Sempre que possível, os colaboradores e alunos devem ser informados em primeira mão sobre os atos e decisões da gestão.

O principal canal interno de comunicação entre os servidores do IFBA Campus Camaçari é o e-mail institucional, portanto é de fundamental importância que todos o acessem diariamente.

Outros canais de comunicação interna são os murais físicos e eletrônico. O site e redes sociais também podem ser utilizados para esse fim.

4.2 Campanhas de ingresso

São ações de divulgação dos cursos e vagas para ingresso de novos estudantes em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. É a porta de entrada do público, que é a razão de existir do IFBA. As campanhas específicas do Processo Seletivo são desenvolvidas pela DGCOM em parceria com os campi. Sendo assim, o IFBA Campus Camaçari deve participar do planejamento estratégico dessas campanhas e adaptá-las a sua realidade.

Além disso, o campus precisa manter uma divulgação institucional permanente, que ofereça informações além das operacionais das campanhas de ingresso.

4.3 Gestão da marca e identidade visual

Consiste no uso e aplicação da marca e da identidade visual do IFBA Campus Camaçari, respeitando o conjunto de atributos necessários para a construção de uma imagem de marca que seja percebida pelos seus públicos de relacionamento de forma positiva, coerente e responsável. A marca é um dos ativos mais valiosos dos institutos federais e deve-se trabalhar sempre pela preservação de sua credibilidade, observando seus manuais de aplicação e as normas vigentes das instituições e do Governo Federal.

Para garantir o zelo à marca e a unidade de comunicação, todos os materiais que não forem produzidos pela Comunicação Social devem ser aprovados por ela.

4.4 Programação Visual e Campanhas Institucionais

Materiais de divulgação e campanhas institucionais no âmbito do campus podem ser elaborados pela Comunicação Social, com o objetivo de unificar a linguagem visual e fortalecer a marca do Instituto. Os eventos acadêmicos, em especial, demandam um grande esforço de comunicação e devem ser desenvolvidos em uma perspectiva de comunicação integrada, dentro de um planejamento estratégico entre a Comunicação Social e os setores responsáveis.

Para garantir o zelo à marca e a unidade de comunicação, todos os materiais que não forem produzidos pela Comunicação Social devem ser aprovados por ela.

4.5 Divulgação de documentos institucionais

Atas, editais, comunicados, memorandos e outros documentos oficiais são instrumentos de comunicação administrativos e institucionais. A elaboração e revisão desses documentos são de responsabilidade da unidade que deu origem ao documento. Cabe à Comunicação Social a publicação em local adequado, com presteza e clareza, bem como avaliar a pertinência da divulgação institucional por meio de notícias, materiais gráficos, campanhas, postagens nas redes sociais etc.  

A publicação de qualquer informação oficial deve passar pela Comunicação Social.

4.6 Gestão de crises

São procedimentos e ações preventivas ou corretivas a serem definidas pela gestão para evitar ou minimizar o impacto de problemas e riscos. Apesar da gestão de crise ser atribuição da equipe gestora, a Comunicação Social tem papel fundamental na preservação da imagem do campus e deve atuar na identificação de riscos e ameaças, na sugestão de medidas preventivas e atuar junto à comunidade, instituições e imprensa em busca da estabilidade institucional.

4.7 Site do IFBA Campus Camaçari

O principal veículo de comunicação do IFBA Campus Camaçari é o seu site. Nele, além das informações de contato, setores e sistemas, são divulgados eventos, ações, comunicados, notícias e documentos institucionais. O site é, portanto, uma ferramenta de relacionamento com o público externo, mas também atende às demandas geradas pelos processos administrativos do campus. Deve-se, então, priorizar o público externo, que utiliza o site como principal meio de busca de informações sobre a instituição.

4.8 Redes Sociais

As redes sociais introduziram mudanças substanciais e permanentes na forma como as organizações, comunidades e indivíduos se comunicam. No IFBA Campus Camaçari, os sites de redes sociais utilizados são Instagram, Facebook, Youtube e Whatsapp e se configuram tanto quanto um meio de comunicação quanto um meio de interação. Através das redes sociais, o campus tem estabelecido relacionamentos com seus públicos prioritários de forma rápida e dinâmica.

A Comunicação Social é responsável pela gestão do Instagram, Facebook, Youtube e por fazer a mediação com outros setores de acordo com a necessidade gerada pela interação. O atendimento às demandas do Whatsapp é de responsabilidade da equipe gestora.

4.9 Assessoria de Imprensa

É a atividade de gerenciamento das relações do IFBA Campus Camaçari com os veículos de comunicação. Deve contribuir para fortalecer a credibilidade do instituto, por meio do fornecimento de informações com transparência, prontidão e abertura ao diálogo.

A assessoria de comunicação divulga informações sobre o campus, atua na gestão de crises, atende a imprensa e indica fontes para as matérias relacionadas.

As informações passadas a jornalistas por demais setores do campus devem ter o aval da Comunicação Social.

4.10 Murais físicos e mural eletrônico

Para divulgação de campanhas, eventos, estágios, editais, dentre outros assuntos de interesse da comunidade interna, o campus disponibiliza murais institucionais, em formato impresso e digital. Os murais para utilização de materiais impressos estão presentes em toda a extensão da escola. O mural eletrônico consiste em um monitor localizado em local de grande fluxo de pessoas no campus.

Os materiais impressos a serem colocados no mural devem ter aprovação de uma das diretorias ou da Comunicação Social, por carimbo ou e-mail do SEI.

4.11 Sala Aberta

É um projeto da Diretoria Geral (DG), Diretoria de Ensino (DIREN) e Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), que consiste em encontros semanais, na plataforma on-line GoogleMeet, com toda a comunidade. Os gestores do campus, em horários determinados, ficam disponíveis para dialogar com quem tiver interesse. A Sala Aberta é de responsabilidade da gestão.

A Sala Aberta é uma ação que acontece durante as atividades remotas. Em período de atividades presenciais, o projeto será reformulado.

4.12 Divulgação Científica

Trabalhar a comunicação e a divulgação científica é necessária tanto pelo papel da comunicação para validar resultados através da transmissão à comunidade quanto pela importância de se comunicar os avanços e descobertas.

Sendo assim, deve-se estabelecer um fluxo de comunicação entre a comunidade científica e a população em geral.

4.13 Relacionamento com a Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional do IFBA (DGCOM)

O IFBA Campus Camaçari é uma das unidades do IFBA, portanto, a Comunicação Social deve estabelecer um fluxo integrado de comunicação institucional, e, principalmente, fortalecer o papel social dos institutos federais. Dessa forma, o alinhamento estratégico da comunicação do campus com a DGCOM é essencial para alcançar a eficiência na comunicação.

As ações do IFBA com abrangência estadual ou multicampi devem estar sempre alinhadas às estratégias definidas com a DGCOM, para manter a unidade do IFBA e fortalecer a marca.

4.14 Ouvidoria

A Ouvidoria é uma unidade de assessoramento que atua no processo de interlocução entre a comunidade e o IFBA Campus Camaçari. Através dela, o cidadão participa de forma efetiva da gestão, através de reclamações, denúncias, sugestões críticas ou elogios. É um órgão vinculado à Direção Geral, resguardado sua autonomia funcional e assegurado a sua linha de atuação independente.

No IFBA Campus Camaçari, a Ouvidoria está em fase de implantação, que será discutida de forma sistematizada.