Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > AENPE Documentos > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

por Campus Camaçari publicado 02/10/2020 18h10, última modificação 05/10/2020 15h45

O que são as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE)?

As Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) serão desenvolvidas e acompanhadas pelos(as) docentes e técnicos-administrativos em educação, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, com a participação dos(as) estudantes. Trata-se de uma estratégia para reduzir os prejuízos acadêmicos do período de distanciamento social imposto pela Pandemia da Covid-19. É uma solução temporária e excepcional para retomar as atividades pedagógicas e tem por finalidade evitar a interrupção longa do processo ensino-aprendizagem, a perda do vínculo com a instituição e a evasão.

Em síntese, as AENPE são atividades não presenciais que poderão ser mediadas por ferramentas tecnológicas e digitais de informação e comunicação realizadas de forma remota. E elas podem ser síncronas e assíncronas.

O que são as atividades síncronas?

Ações nas quais professor e estudante interagem de forma simultânea a partir de ferramentas digitais ou tecnológicas de comunicação e informação.  Nos Editais estão disponíveis os horários e/ou dias dos encontros síncronos com a turma de cada componente ofertado.

O que são as atividades assíncronas?

Ações que ocorrem sem simultaneidade do professor e do estudante. Podem ser atividades, diagnósticos, formações, atendimento, orientação. Elas podem ser mediadas ou não por ferramentas digitais. Por exemplo, estudos dirigidos, projetos acadêmicos interdisciplinares, utilização de vídeos ou programa educativos, fórum de discussão etc.

Existe prazo para os campi iniciarem as atividades?

Não existe um prazo definido. Cada campus irá divulgar seu Calendário Letivo Emergencial. Fique atento(a) aos e-mails institucionais, Portal do Campus, Redes Sociais e também busque seu campus através dos telefones institucionais. 

Todos os campi vão aderir às atividades educacionais não presenciais?

Conforme o Art. 4º da Resolução 19/2020, a adesão dos campi é facultativa.  A normativa prevê duas possibilidades para a oferta das AENPE: para integralização do ano letivo 2019 e/ou atividades de caráter suplementar para o ano letivo 2020.

Quando cada campus vai iniciar as atividades não presenciais?

Cada campus deverá ter associado a seu planejamento da oferta das AENPE um Calendário Letivo Emergencial Suplementar. A gestão da Diretoria de Ensino/Acadêmica ou equivalente deverá publicar orientações pedagógicas para utilização de estrutura e funcionamento de plataformas virtuais, materiais didáticos e horários de aulas. Fique atento(a) aos e-mails institucionais, Portal do Campus, Redes Sociais e também busque seu campus através dos telefones institucionais. 

Confira nosso painel com as datas de início das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais em nossos campi clicando AQUI.