Você está aqui: Página Inicial > Brumado > Você Já Ouviu Falar em Conceitos de AEE e Mecanismos de Ajuda? Este é o Tema do 3º Café Inclusivo do Curso SAEE
conteúdo

Você Já Ouviu Falar em Conceitos de AEE e Mecanismos de Ajuda? Este é o Tema do 3º Café Inclusivo do Curso SAEE

publicado: 04/02/2021 16h13, última modificação: 04/02/2021 16h13

O curso Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia promovido pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado realizou neste dia 02 de fevereiro de 2021, o Café Inclusivo com o tema: Conceitos de AEE e mecanismo de ajuda, com as Professoras Symone Mesquita e Giselli Dominicano.

Foi um debate sobre a Educação Inclusiva de forma prática e diante dos desafios do nosso cotidiano escolar e abordou vários temas como: O Atendimento Educacional e Especializado - AEE  e a Salas de Recursos; a Inclusão a partir da Constituição de 1988 e o

embate de forças. Dentre as discussões de como preparar a comunidade escolar para a inclusão foram apontadas questões acerca da Gestão Escolar e do Projeto Político Pedagógico.

Diante disso, o debate de hoje apontou alguns dos principais desafios da atualidade, dentre elas:   

1. Crianças com síndromes causada pelo Zica Vírus

2. Inclusão de Autistas

3. Necessidade de intérpretes de libras

4. Inclusão nas Universidades

5. Altas habilidades

6. Aumento da Prematuridade (e outras necessidades de inclusão)  

Por fim, o Café Inclusivo também abordou ferramentas e dicas de como realizar uma aprendizagem significativa baseada em princípios do Currículo Funcional Natural como forma de cada vez mais incluir as pessoas com deficiência e com outras necessidades específicas.

Fica evidente que ao optarmos por uma escola mais inclusiva, existem muitos ganhos que todos podemos alcançar com os alunos, os profissionais e a com a sociedade.

Para quem quiser ver ou rever a discussão, basta acessar o canal do TV IFBA Brumado no YouTube pelo link: (142) CAFÉ INCLUSIVO: Conceitos de AEE e Mecanismos de ajuda - YouTube

Acesse também a página do Curso SAEE no Instagram: @cursosaee.bru e acompanhe as novidades e as datas dos próximos Cafés Inclusivos.

 

Sobre as professoras: Symone Mesquita Advogada desde 2002 pela UFRJ, pedagoga, secretária geral da Abdin - Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão e Giselli Dominicano Mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF), Gestora Ambiental (FAETERJ), Graduada em Ciências Biológicas (UNIGRANRIO) Especializada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Especialista em Autismo e Terapia Familiar, Formação em Psicomotricidade. Colaboradora do GETEA (Grupo de Estudos em TEA), Auxiliar de Coord. de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia - UFRJ, Idealizadora do Praticando - Mediação e Educação Inclusiva.