Você está aqui: Página Inicial > Campus Brumado > Institucional > O Campus Brumado
conteúdo

O Campus Brumado

por Simone Lopes publicado 30/07/2018 16h33, última modificação 06/12/2018 17h31

 

frentedocampus.jpg

O IFBA – Campus Brumado oferta cursos técnicos de nível médio gratuitos e de qualidade para transformar a realidade de estudantes e promover o desenvolvimento do Estado. Com isso, ao longo da vida acadêmica, estudantes do instituto podem desenvolver atividades de ensino dentro do campus, participar de projetos de pesquisa e extensão e ter acesso a bolsas de apoio. Alunos com vulnerabilidade social também podem ter direito a bolsas de estudos, auxílio-transporte, auxílio-moradia, auxílio-cópia e auxílio-alimentação (não cumulativos).

Uma das principais características deste instituto é a qualidade do trabalho acadêmico e também a abrangência regional para além do território brumadense, difundindo assim o ensino tecnológico. A comunidade discente é formada pela microrregião de Brumado, atendendo municípios conforme a mapa a seguir:

A participação estudantil do IFBA também se destaca fora dele, como na participação da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Jogos Estudantis, Campus Party, dentre outros. O quadro docente é capacitado e formado por profissionais com especialização, mestrado e doutorado, o que favorece a produção de conhecimento através de projetos de pesquisa e extensão.

O quadro técnico-administrativo do IFBA – Brumado está preparado para dar a assistência necessária aos alunos, com psicólogo, técnico em enfermagem e serviços de pedagogia. O acervo da biblioteca possui cerca de 2 mil exemplares físicos e um espaço agradável com salas de estudo e terminais de pesquisa. Tudo isso para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. A estrutura física do campus também conta com ginásio de esportes, laboratórios de informática, física, química, biologia, edificações, mineração e refeitório.

esporte.jpg

A cidade de Brumado é um município com 2.208 km² de área e uma população de 64.602 habitantes (IBGE/2010). Conhecido como a capital do minério, o município de Brumado situa-se na Região Sudoeste da Bahia, limitando-se com os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu, Rio de Contas, Malhada de Pedras, Caetité, Jânio Quadros e Rio do Antônio, conforme visto na figura acima.

É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região, excetuando-se a cidade de Vitória da Conquista. Estes índices, juntamente com o fato de Brumado ser um importante entroncamento rodoviário (BA 262, BA 148 e BR 030), tornaram o município um natural polo de atração para os vizinhos.

Em 2009 foi instalado nesta cidade o Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus Vitória da Conquista, por meio de um convênio com o Município de Brumado. Através da publicação no Diário Oficial da União do dia 08 de outubro de 2013, da Portaria nº 993 de 07 de outubro de 2013, este passa a ser reconhecido como Campus Brumado, por meio da autorização do Ministro de Estado da Educação.

Os cursos ofertados atualmente abrangem os níveis de ensino subsequente e integrado, sendo: Curso Técnico Subsequente em Informática, Técnico Subsequente em Edificações, Curso Técnico Subsequente em Mineração, Curso Técnico Integrado em Edificações, Curso Técnico Integrado em Informática. Já temos também a aprovação de um Projeto de Implantação de Curso (PIC) de nível Superior em Engenharia de Minas, que iniciar-se-á em outubro de 2018. Além disso, o Instituto está trabalhando para implantar em breve curso de licenciatura para formação de professores e curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O avanço e a dinamização, proporcionados pela instalação dos cursos técnicos, abrem novas possibilidades de formação e mercado de trabalho para a população brumadense e região. O Instituto segue com o objetivo de firmar convênios com instituições públicas e privadas de educação profissional, assegurando campos de estágio para os alunos e incentivando a inserção profissional no mundo de trabalho.