Você está aqui: Página Inicial > Brumado > IFBA – BRUMADO planeja o Retorno das Atividades Acadêmicas no formato Não Presencial

publicado: 22/09/2020 14h43, última modificação: 22/09/2020 23h13

Diante da suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFBA, de acordo com a Resolução 7, de 23 de março de 2020, enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19, o CONSUP (Conselho Superior) aprovou a Resolução nº 19, de 24 de agosto de 2020, que estabelece as normas acadêmicas e provisórias para as Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE).

Para o planejamento do retorno, uma comissão local, constituída através da portaria 56/2020, está atuando em diversos eixos (Gestão de T.I., Comunicação, Ensino e calendário acadêmico, Pesquisa e extensão, Assuntos estudantis e políticas afirmativas, Saúde e segurança do trabalho, Administração e Gestão de Pessoas), que contam com a representação de todos os segmentos da comunidade interna (docentes, discentes, técnico-administrativos), pais e/ou responsáveis, presentes e atuantes nas reuniões realizadas, o que é de suma importância nesse momento de planejamento para que o retorno das atividades de ensino seja efetivo, favorável e atenda às necessidades dos estudantes. Na última reunião da comissão local, no dia 16 de setembro, o Campus Brumado aprovou o Calendário Letivo Emergencial para as AENPE, com início previsto para dia 05 de outubro, bem como a plataforma que será utilizada.

Durante o período de suspensão das atividades presenciais, o Campus Brumado continuou desenvolvendo, de forma remota, diversas ações como reuniões pedagógicas e administrativas constantes, publicação de editais de assistência estudantil e de projetos de extensão, encontros por lives/videoconferência com os alunos para a manutenção do vínculo, além de encontros virtuais com outros setores de pesquisa, extensão e ensino superior do IFBA, com o objetivo de  desenvolver, de forma alinhada, essas atividades no Campus Brumado. A partir da Resolução 19, poderão ser desenvolvidas Atividades de ensino no formato Não Presencial, as AENPE, que poderão contar como carga horária para a integralização de componentes curriculares dos cursos. Os alunos poderão realizar atividades curriculares e extracurriculares, propostas pelos docentes de forma organizada, com limite de carga horária diária e semanal, dentro do calendário aprovado pela comissão local, que prevê capacitação para docentes e discentes, além de momentos de acolhimento para o retorno. A comunidade pode continuar acompanhando mais informações através dos meios oficiais do IFBA - Campus Brumado.