Você está aqui: Página Inicial > Brumado > 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas - OBMEP
conteúdo

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas - OBMEP

Somando novos talentos para o Brasil
publicado: 16/07/2021 14h24, última modificação: 16/07/2021 14h29

O IFBA campus Brumado convida todos os estudantes do ensino médio integrado para participarem da 1ª Fase da 16ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP 2021. 

Em sua 16ª edição, a OBMEP 2021, que é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a colaboração da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, terá a realização da sua 1ª fase, em formato remoto. 

Dentre os objetivos da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP 2021 estão: 

  • Estimular e promover o estudo da Matemática;

  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

No IFBA campus Brumado, a prova da 1ª Fase será disponibilizada a todos os estudantes do ensino médio, por meio da turma do google sala de aula “OBMEP-IFBA 2021”, na qual todos serão adicionados através dos dados institucionais, onde terão acesso à prova e ao formulário para envio das respostas. 

A prova da 1ª Fase conta com 20 questões objetivas, e será realizada no dia 30 de julho de 2021, estando disponível aos estudantes, das 8h até às 18h (horário local). 

Do total de estudantes do ensino médio do IFBA campus Brumado, 19 (dezenove) serão classificados para participarem da segunda fase, que será realizada no dia 06 de novembro de 2021, às 14:30h (horário de Brasília). Em caso de empate entre alunos será utilizada como critério de desempate, a maior nota obtida por questão nesta ordem: questão 6, questão 5, questão 4, questão 3, questão 2, questão 1. A divulgação dos premiados ocorrerá no dia 18 de janeiro de 2022. 

Se você é estudante, procure seu professor de Matemática ou a Coordenadora local da OBMEP 2021 no campus Brumado, e participe da 16ª OBMEP. Fique atento a data de realização das provas. 

 

Contato: 

Profª Cinthia Batista Nunes

Coordenadora Local da OBMEP 2021

E-mail: cinthiabatista@ifba.edu.br