Técnico de Nível Médio em Edificações
Dados do Curso | |
Eixo Tecnológico | Infraestrutura |
Nível | Educação Profissional Técnico de Nível Médio na forma Integrada |
Habilitação | Técnico em Edificações |
Descrição | O curso habilitará os estudantes a atuarem como Técnicos em Edificações, exercendo as atividades inerentes à profissão com base nas prerrogativas e atribuição dos Técnicos em Edificações cujo exercício é regulamentado pela Lei nº 5524/1968, pelo Decreto nº 90922/1985 e pela resolução da nº 58/2019 do CFT. |
Data de Implantação | 2016 |
Regime Acadêmico | Anual (200 dias letivos) |
Modalidade | Presencial |
Duração | 03 anos |
Turno de Oferta | Diurno, com predominância de aulas no turno vespertino |
Horário de Oferta | 13h às 18h35min |
Carga Horária | 3.300 horas |
Carga Horária de estágio | 240 horas |
Carga horária total | 3.540 horas |
Tipo de Matrícula | Anual |
Regime letivo | Seriado |
Forma de ingresso | Processo Seletivo Anual |
Requisito de acesso ao curso | Ensino Fundamental completo, aprovação em processo seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com o Campus. |
Eventos
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Apresentação
O profissional formado no curso técnico em Edificações está apto para atuar nos diversos setores da construção civil. Pode realizar estudos sobre a situação de determinadas áreas que irão receber construções, instalar canteiros de obras, elaborar e organizar o licenciamento de obras e acompanhar cronogramas de construções. Além disso, o profissional desse campo pode trabalhar em conjunto com profissionais de Arquitetura e Engenharia Civil, interpretando e desenhando projetos, sendo que os técnicos em Edificações trabalham com a parte externa das construções, coordenando o uso de equipamentos e fiscalizando as aplicações de sistemas construtivos.
Objetivos do Curso
Qualificar os alunos com base em conhecimentos gerais, tecnológicos e científicos, considerando o trabalho como princípio educativo, possibilitando-lhes uma formação geral aplicada à vida profissional, de forma que os capacite à inserção no mercado de trabalho e/ou dar continuidade aos seus estudos no ensino superior. Promover a formação do cidadão histórico-crítico, com capacidade de se adaptar a novas situações, de trabalhar em equipes multidisciplinares com iniciativa, criatividade e empreendedorismo, e desempenhar suas atividades buscando qualidade e segurança, com uma postura profissional, ética e com compromisso social, objetivando o desenvolvimento sustentável do país.
Para atender a estes objetivos será necessário:
- Consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
- Aprimorar o educando como cidadão, incluindo a formação ética, compromisso social e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
- Relacionar a teoria com a prática, desenvolvendo os fundamentos científico- ecnológicos dos processos produtivos.
A qualificação de profissionais que atuam no Eixo de Infraestrutura contribui para o crescimento econômico da região de maneira sustentável, ética e com qualidade, para isso o curso deverá habilitar o egresso para:
- Desenvolver e executar projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica.
- Planejar a execução e elaborar orçamento de obras.
- Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações.
- Orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.
- Orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Perfil Profissional de Conclusão do Curso
O técnico de nível médio em Edificações deverá ter uma formação integrada que articule o conhecimento básico e tecnológico, considerando o trabalho como princípio educativo, com o intuito de se promover a formação do cidadão histórico-crítico, com capacidade de se adaptar a novas situações, de trabalhar em equipes multidisciplinares com iniciativa, criatividade e empreendedorismo, e desempenhar suas atividades buscando qualidade e segurança, com uma postura profissional, ética e com compromisso social, objetivando o desenvolvimento sustentável do país.
Para isso, deve desenvolver as seguintes habilidades gerais:
- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação;
- Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção, confrontando opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
- Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
- Conhecer, desenvolver e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais, bem como produção de conhecimento;
- Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar;
- Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade;
- Apropriar-se dos conhecimentos da Física, da Química e da Biologia, e articular esses conhecimentos no intuito de planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural;
- Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
- Identificar, analisar e desenvolver conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
- Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
- Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas;
- Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como construção da ação humana; a si mesmo como sujeito; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos;
- Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo desigual de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com o ambiente, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos;
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos;
- Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais estão os de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-los aos problemas que se propõem a resolver;
- Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização, fortalecimento do trabalho de equipe;
- Apropriar e/ou desenvolver tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
A formação profissional de nível técnico, conforme preconiza a atual legislação, é estruturada por eixo tecnológico. Isso implica compreender que, não apenas a preparação deva ser para técnico numa dada função produtiva, mas para o eixo tecnológico no qual essa função está inserida. Isso assegura visão de conjunto ao estudante, amplia seus horizontes para além da função técnica que escolheu e lhe oferece possibilidades de futura mobilidade no mundo produtivo, em razão de possível saturação no mercado ou outras opções que o profissional deseje fazer no futuro.
Considerando que o curso Técnico de Edificações está inserido no Eixo Tecnológico de Infraestrutura, as seguintes habilidades comuns deverão ser desenvolvidas:
- Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;
- Analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;
- Executar trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior;
- Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho.
- Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;
- Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;
- Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;
- Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;
- Elaborar, interpretar e desenvolver desenhos de projetos diversos;
- Operar ou utilizar equipamentos, instalações e materiais;
Sendo um profissional da área de construção civil, a atuação do Técnico em Edificações será voltada a todas as atividades que interfiram no planejamento, na execução, na manutenção, na reforma, na recuperação e no projeto das edificações.
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2012), o Técnico em Edificações desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica, planeja a execução e elabora orçamento de obras, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações e orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Para isso, deve desenvolver habilidades do Núcleo Tecnológico que o tornem apto a:
- Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares, com vistas ao uso eficiente da energia;
- Preparar processos para aprovação de projetos de edificações em órgãos públicos;
- Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;
- Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;
- Coordenar e conduzir equipes de instalação, execução e manutenção de obras;
- Assegurar a execução correta dos projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos;
- Treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos;
- Fazer orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra;
- Fiscalizar obras, acompanhando e controlando os cronogramas;
- Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;
- Fazer a manutenção e recuperação das edificações;
- Coordenar, executar e fiscalizar ensaios de laboratório e de campo;
- Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações;
- Orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Matriz Curricular
Laboratórios
- Nome do laboratório (link)
Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
Veja fotos aqui
Normas e Regulamentos
- PPC - Plano Pedagógico do Curso
- Regimento do campus
- Regimento do IFBA
- Regimento de uso dos laboratórios
- Normas de estágio
- Manual do estudante
- Assistência Estudantil
Coordenação
Coordenador: Profª. Jacqueline Peixoto Miranda
Currículo Lates: Clique aqui
Contato: 77 36129753
E-mail: cedif.bar@ifba.edu.br
Currículo Lates: Clique aqui
Contato: 77 36129753
E-mail: cedif.bar@ifba.edu.br
Local: Sala R105
Horários de Atendimento
- Terças, quartas e quintas-feiras à tarde
- Quarta-feira pela manhã
Contactar previamente por telefone ou e-mail
em função de atividades internas na instituição.