Você está aqui: Página Inicial > Campus Barreiras > Capas e Páginas Menu Cursos > Cursos > Integrado > Edificações > CURSO INTEGRADO EDIFICAÇÕES
conteúdo

Técnico de Nível Médio em Edificações

Dados do Curso
Eixo Tecnológico
Infraestrutura
Nível
Educação Profissional Técnico de Nível Médio na forma Integrada
Habilitação
Técnico em Edificações
Descrição
O curso habilitará os estudantes a atuarem como Técnicos em Edificações, exercendo as atividades inerentes à profissão com base nas prerrogativas e atribuição dos Técnicos em Edificações cujo exercício é regulamentado pela Lei nº 5524/1968, pelo Decreto nº 90922/1985 e pela resolução da nº 58/2019 do CFT.
Data de Implantação
2016
Regime Acadêmico
Anual (200 dias letivos)

Modalidade
Presencial
Duração03 anos
Turno de Oferta
Diurno, com predominância de aulas no turno
vespertino
Horário de Oferta
13h às 18h35min
Carga Horária3.300 horas
Carga Horária de estágio
240 horas
Carga horária total
3.540 horas
Tipo de Matrícula
Anual
Regime letivo
Seriado
Forma de ingresso
Processo Seletivo Anual 
Requisito de acesso ao curso
Ensino Fundamental completo, aprovação em processo seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com o Campus.
                               


Eventos

There was an error while rendering this tile

Apresentação

profissional formado no curso técnico em Edificações está apto para atuar nos diversos setores da construção civil. Pode realizar estudos sobre a situação de determinadas áreas que irão receber construções, instalar canteiros de obras, elaborar e organizar o licenciamento de obras e acompanhar cronogramas de construções. Além disso, o profissional desse campo pode trabalhar em conjunto com profissionais de Arquitetura e Engenharia Civil, interpretando e desenhando projetos, sendo que os técnicos em Edificações trabalham com a parte externa das construções, coordenando o uso de equipamentos e fiscalizando as aplicações de sistemas construtivos.


Objetivos do Curso

Qualificar os alunos com base em conhecimentos gerais, tecnológicos e científicos, considerando o trabalho como princípio educativo, possibilitando-lhes uma formação geral aplicada à vida profissional, de forma que os capacite à inserção no mercado de trabalho e/ou dar continuidade aos seus estudos no ensino superior. Promover a formação do cidadão histórico-crítico, com capacidade de se adaptar a novas situações, de trabalhar em equipes multidisciplinares com iniciativa, criatividade e empreendedorismo, e desempenhar suas atividades buscando qualidade e segurança, com uma postura profissional, ética e com compromisso social, objetivando o desenvolvimento sustentável do país.
Para atender a estes objetivos será necessário:
  1. Consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
  2. Aprimorar o educando como cidadão, incluindo a formação ética, compromisso social e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  3. Relacionar a teoria com a prática, desenvolvendo os fundamentos científico- ecnológicos dos processos produtivos.
 
A qualificação de profissionais que atuam no Eixo de Infraestrutura contribui para o crescimento econômico da região de maneira sustentável, ética e com qualidade, para isso o curso deverá habilitar o egresso para:
  1. Desenvolver e executar projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica.
  2. Planejar a execução e elaborar orçamento de obras.
  3. Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações.
  4. Orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.
  5. Orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Perfil Profissional de Conclusão do Curso

O técnico de nível médio em Edificações deverá ter uma formação integrada que articule o conhecimento básico e tecnológico, considerando o trabalho como princípio educativo, com o intuito de se promover a formação do cidadão histórico-crítico, com capacidade de se adaptar a novas situações, de trabalhar em equipes multidisciplinares com iniciativa, criatividade e empreendedorismo, e desempenhar suas atividades buscando qualidade e segurança, com uma postura profissional, ética e com compromisso social, objetivando o desenvolvimento sustentável do país.
Para isso, deve desenvolver as seguintes habilidades gerais:
  • Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação;
  • Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção, confrontando opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
  • Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
  • Conhecer, desenvolver e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais, bem como produção de conhecimento;
  • Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar;
  • Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade;
  • Apropriar-se dos conhecimentos da Física, da Química e da Biologia, e articular esses conhecimentos no intuito de planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural;
  • Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
  • Identificar, analisar e desenvolver conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
  • Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
  • Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas;
  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como construção da ação humana; a si mesmo como sujeito; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos;
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo desigual de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com o ambiente, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos;
  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos;
  • Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais estão os de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-los aos problemas que se propõem a resolver;
  • Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização, fortalecimento do trabalho de equipe;
  • Apropriar e/ou desenvolver tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
A formação profissional de nível técnico, conforme preconiza a atual legislação, é estruturada por eixo tecnológico. Isso implica compreender que, não apenas a preparação deva ser para técnico numa dada função produtiva, mas para o eixo tecnológico no qual essa função está inserida. Isso assegura visão de conjunto ao estudante, amplia seus horizontes para além da função técnica que escolheu e lhe oferece possibilidades de futura mobilidade no mundo produtivo, em razão de possível saturação no mercado ou outras opções que o profissional deseje fazer no futuro.
Considerando que o curso Técnico de Edificações está inserido no Eixo Tecnológico de Infraestrutura, as seguintes habilidades comuns deverão ser desenvolvidas:
  • Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;
  • Analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;
  • Executar trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior;
  • Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho.
  • Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;
  • Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;
  • Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;
  • Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;
  • Elaborar, interpretar e desenvolver desenhos de projetos diversos;
  • Operar ou utilizar equipamentos, instalações e materiais;
 
Sendo um profissional da área de construção civil, a atuação do Técnico em Edificações será voltada a todas as atividades que interfiram no planejamento, na execução, na manutenção, na reforma, na recuperação e no projeto das edificações.
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2012), o Técnico em Edificações desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica, planeja a execução e elabora orçamento de obras, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações e orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Para isso, deve desenvolver habilidades do Núcleo Tecnológico que o tornem apto a:
  • Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares, com vistas ao uso eficiente da energia;
  • Preparar processos para aprovação de projetos de edificações em órgãos públicos;
  • Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;
  • Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;
  • Coordenar e conduzir equipes de instalação, execução e manutenção de obras;
  • Assegurar a execução correta dos projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos;
  • Treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos;
  • Fazer orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • Fiscalizar obras, acompanhando e controlando os cronogramas;
  • Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;
  • Fazer a manutenção e recuperação das edificações;
  • Coordenar, executar e fiscalizar ensaios de laboratório e de campo;
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações;
  • Orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Laboratórios

  • Nome do laboratório (link)

Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
Veja fotos aqui

Normas e Regulamentos

Coordenação

Coordenador: Profª. Jacqueline Peixoto Miranda 
Currículo Lates: Clique aqui
Contato:  77 36129753
E-mail: cedif.bar@ifba.edu.br
Local: Sala R105

Horários de Atendimento

- Terças, quartas e quintas-feiras à tarde
- Quarta-feira pela manhã

Contactar previamente por telefone ou e-mail
em função de atividades internas na instituição.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Barreiras 
Copyright © 2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.