Curso de Extensão projeto Cores do Mundo
A escola é um espaço provocador de possibilidades reflexivas e de conhecimentos, entendemos que trabalhar a arte é de suma importância na formação do ser humano, pois a partir desta é possível reproduzir os espaços e os acontecimentos, bem como uma forma de se expressar, libertar e interpretar o mundo. As várias modalidades de arte contribuem para a formação do indivíduo, melhoram a cognição, fortalece laços e renova a autoestima, fatos que elevam essa prática ao de instrumento benéfico para a saúde. A pintura é uma destas modalidade artísticas que utiliza pigmentos para colorir uma superfície, dando a esta tons e texturas. A superfície pode ser uma tela, papel, parede, tecido ou mesmo a pele.
A pintura corporal é uma manifestação cultural presente em várias sociedades. Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. A arte indígena é um sofisticado meio de comunicação estética, que informa aos demais sobre a diferença da qual emana força, autenticidade e valores das nações indígenas.
Assim como os indígenas, muitas tribos africanas também usam a pintura corporal com significados particulares e para embelezar-se. As pinturas africanas são feitas com vegetais, barro, ocre vermelho e amarelo extraídos de rochas vulcânicas, cal branca e seiva de algumas plantas que possuem pigmentos fortes.
O curso de Pinturas Corporais Afro-ameríndias e fotografia irá explorar esta ancestralidade a fim de produzir conhecimento e arte.
As inscrições podem ser realizadas através do formulário: https://forms.gle/LXSNMPXxht5n5noD6
As inscrições estão abertas até o dia 08 de agosto de 2022.
O curso terá inicio em 09 de agosto de 2022 até agosto de 07 de dezembro de 2022.
Serão ofertadas um total de 40 vagas, 30 vagas para alunos do IFBA e 10 vagas para o publico externo.
As aulas ocorrerão na terça-feira das 16:00 as 18:00 e quarta-feira das 08:00 as 10:00.