Você está aqui: Página Inicial > Campus Barreiras > Notícias 2021 > Setembro > Projeto Balbúrdia de estudante é o que educa inicia suas atividades na próxima quarta-feira, 15 de setembro

publicado: 14/09/2021 18h48, última modificação: 14/09/2021 18h48

O Projeto Balbúrdia de estudante é o que educa, contemplado pelo Edital Nº 06/2021, dentre os Projetos Universais da Política de Assistência Estudantil do IFBA, no eixo de Formação para a cidadania é coordenado pela Assistente Social
Fernanda Viana e pela Pedagoga Paula Vielmo. Objetiva promover reflexões com/entre estudantes com vistas a fortalecer a participação social, autonomia e cidadania, bem como sua atuação como sujeito político crítico em todos os espaços sociais. A equipe do projeto conta com as estudantes Ane Karoline Oliveira (Engenharia de Alimentos), Giovana Lacerda e Larissa Albernaz (ambas estudantes do Curso Técnico em Alimentos na forma integrada ao ensino médio), como bolsistas.

Balbúrdia é aqui considerada o encontro de vozes que ousam refletir criticamente, mais especificamente as vozes estudantis dos cursos Técnicos de Nível Médio em Alimentos, Edificações e Informática (na forma Integrada ao Ensino Médio), em Eletromecânica, Eletrotécnica e Enfermagem (na forma subsequente) e dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Matemática.

O projeto será desenvolvido em três etapas. O primeiro momento ocorrerá por meio de rodas de conversas virtuais problematizadoras para emersão de temas e problemas de interesse estudantil. Na sequência, o segundo momento envolve diálogos sobre temas identificados a partir das rodas problematizadoras, encerrando com a terceira etapa, contemplando reflexão sobre Movimento Estudantil e as entidades estudantis, por meio das vozes de egressas/os e atuais representantes estudantis e de curso, por modalidade de ensino e os desafios e perspectivas segundo as/os próprias/os estudantes participantes do projeto.

As rodas problematizadoras serão realizadas nos dias 15 de setembro das 19h às 21h e no dia 29 de setembro das 14h30 às 16h30, na sala virtual: https://meet.google.com/lookup/eujhhcd42p . É desnecessário inscrição prévia e o acesso ocorrerá por meio do login institucional. O projeto pode ser acompanhado pelo perfil @proj.balburdiadeestudante