Você está aqui: Página Inicial > Campus Barreiras > Notícias 2021 > Dezembro > Certificação ENEM ou ENCCEJA
conteúdo

Certificação ENEM ou ENCCEJA

publicado: 06/12/2021 11h41, última modificação: 06/12/2021 11h41

Aqueles(as) que realizaram o ENEM (2010 a 2016) ou o ENCCEJA (a partir de 2017) e indicaram o IFBA-Campus Barreiras como unidade certificadora podem solicitar a emissão de seus certificados ou declarações junto ao Instituto.
Desde a edição de 2012, que os Certificados de Conclusão de Ensino Médio e as Declarações Parciais de Proficiência pelo ENEM, são impressos no IFBA de forma digital pelo SIGEAC (Sistema de Geração e Autenticação de Certificados do ENEM pelo IFBA), conforme link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS DO ENEM

Para aqueles(as) que fizeram o ENCCEJA, tanto o Certificado de Conclusão quanto a Declaração Parcial de Proficiência também podem ser acessados na forma digital através do link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS DO ENCCEJA

Infelizmente para aqueles(as) que realizaram as edições do ENEM referentes aos anos de 2010 e 2011, seus documentos não podem ser acessados de forma digital. Assim sendo, a solicitação deve ser realizada através do preenchimento do requerimento abaixo, marcando a opção “Certificação ENEM (2010 a 2011)”:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REQUERIMENTO

O requerimento deve ser assinado de acordo com o documento de identificação do(a) assinante (RG ou CNH) e sua data deve ser a mesma em que este for enviado à CORES.

O requerimento e os documentos listados abaixo devem ser enviados em formato PDF para o endereço eletrônico coresbarreiras@ifba.edu.br, a fim de darmos entrada na referida solicitação:

• Documento de identificação do(a) candidato(a) (frente e verso);
• CPF do(a) candidato(a) (caso não conste no documento de identificação);
• Certidão de Nascimento ou Casamento do(a) candidato(a);
• Extrato(s) de desempenho do(a) candidato(a).

A certificação poderá ser solicitada tanto pelo(a) candidato(a) quanto por seu(ua) responsável legal (pai ou mãe), caso esse(a) seja menor de idade (menos de 18 anos), ou um(a) procurador(a) devidamente instituído. Nos casos em que o(a) candidato(a) for maior de idade (18 anos ou mais), apenas o(a) mesmo(a) ou um(a) procurador(a) poderão realizar a solicitação.

Para os casos em que a assinatura do requerimento não é a do(a) candidato(a), o(a) assinante deve enviar-nos também o seu próprio documento de identificação (frente e verso), além da procuração, para os casos de procuradores(as), todos em formato PDF.

Para aqueles(as) que desejem solicitar a certificação aproveitando resultados de diferentes edições, esta será realizada também através do preenchimento de requerimento, seguindo as mesmas instruções do caso anterior (Edições 2010 e 2011 do ENEM).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Pedimos que evitem enviar mensagens através de e-mails com servidores da Microsoft (hotmail, outlook ou msn). Infelizmente nosso servidor institucional (zimbra) muitas vezes apresenta erro no envio de mensagens a esses endereços, criando dificuldades em respondermos aos e-mails recebidos.

O prazo para entrega das Certificações emitidas pela Cores são de até 90 dias úteis a contar da data de solicitação. Para busca de informações sobre as emissões, é necessário o envio de e-mail à CORES, informando sempre o número do processo de solicitação (informado pelo setor na solicitação).

Documentos emitidos pela Cores deverão ser retirados presencialmente no IFBA mediante agendamento prévio, conforme instruções no item COMPARECIMENTO AO IFBA.

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição para ajuda-los(as) através do endereço eletrônico já mencionado.