Você está aqui: Página Inicial > Campus Barreiras > Notícias > I Seminário de Linguagem do IFBA

I Seminário de Linguagem do IFBA

publicado: 14/03/2018 15h40, última modificação: 20/03/2018 17h22

I Selin.JPG

No dia 13 de abril de 2018, o IFBA, Campus Barreiras, realizará o I Seminário de Linguagem - SELIN, organizado pelo grupo de professores de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. O evento acontecerá no auditório, das 7:00 às 18:35.

O I Selin tem como objetivo apresentar os principais trabalhos produzidos pelos/as estudantes do Ensino Médio Integrado, durante o ano letivo de 2017, no campo da leitura e escrita. Além do desenvolvimento da formação acadêmico-científica do corpo discente e da interação entre os/as alunos/as veteranos/as e ingressantes, o evento pretende, ainda, aproximar os/as estudantes da modalidade “seminário” como uma prática acadêmica real e motivada.

No mesmo dia do SELIN, nos corredores do prédio 2 e 5 (1º andar), também realizaremos a I Expoliteratura, uma exposição artístico-cultural de trabalhos produzidos pelos/as estudantes do Ensino Médio Integrado.

As inscrições para estudantes, servidores/as e público externo acontecerão no dia do evento. Os certificados terão carga horária de 08 (oito) horas.

Segue anexa a programação do I SELIN.

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO DIA DO EVENTO.
Realização:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Data: 13 de abril de 2018.
Local: Auditório do IFBA, Campus Barreiras.

MANHÃ
7:00 - Credenciamento
8:00 – Apresentação artística (música)
8:20 – Solenidade de abertura
8:40 – Conferência de abertura: Ser ou não ser: uma reflexão sobre a angústia nos processos de identificação na contemporaneidade. Conferencista: Profa. Dra. Nelma Aronia dos Santos.
9:40 – Apresentação artística (teatro e vídeo-literatura)
10:00 – Intervalo
10:20 – Apresentação artística (música e poesia)
10:40 - Mesa-redonda 1: O que cabe no portfólio de textos? Dialogando sobre autoria, identidade e ideologia. Coordenação: Prof. Msc. Atauan Soares de Queiroz e estudantes.
11:40 - Apresentação artística (poesia)
12:00 - Almoço

TARDE
14:00 - Apresentação artística (música e poesia)
14:10 – Mesa redonda 2 – Literatura, representação e redes sociais digitais: do romance naturalista à produção de microcontos no Twitter. Coordenação: Profa. Msc. Raphaelle Nascimento Silva e estudantes.
15:00 – Mesa redonda 3 – O uso de mídias sociais digitais para o desenvolvimento da argumentação: uma proposta pedagógica de discussão da obra Dom Casmurro no Whatsapp. Coordenação: Prof. Msc. Erikson de Carvalho Martins e estudantes.
15:45 - Apresentação artística (teatro)
16:00 – Intervalo
16:20 – Mesa redonda 4: Leitura e inclusão social. Coordenação: Profa. Msc. Maria Conceição dos Santos e estudantes.
16:50 – Mesa redonda 5: Don Quijote y nosotros. Coordenação: Profa. Msc. Tânia de Souza Lima e estudantes.
17:30 – Apresentação artística (vídeo-literatura)
17:40 – Palestra de Encerramento: A poesia da Mensagem angolana e a mensagem da poesia afro-brasileira. Palestrante: Prof. Dr. Antônio de Pádua de Souza e Silva
18:30 - Encerramento

Evento simultâneo:
Expoliteratura - Exposição artístico-cultural de trabalhos produzidos pelos/as estudantes do Ensino Médio Integrado (Alimentos, Edificações e Informática). Local: Corredores do prédio 2 e 5 (1º andar