Notas
Programa do DAAD leva grupos de estudantes para conhecer instituições na Alemanha
Com o propósito de apoiar e estreitar o contato entre universidades alemãs e estrangeiras, o DAAD está com inscrições abertas para o programa Studienreisen, que em tradução livre significa Visitas de Estudo. A iniciativa financia viagens de grupos universitários de até 15 estudantes universitários para conhecer instituições de ensino alemãs relacionadas à sua área de estudo, sob a orientação de um professor que é o responsável por submeter a candidatura.
Com duração de sete a 12 dias, a viagem deve prever a visita a pelo menos duas universidades alemãs, tours relacionados ao tema de estudo e encontros informativos, podendo incluir atividades com empresas alemãs. Além de promover o contato entre estudantes e acadêmicos dos dois países, o programa busca oferecer aos participantes um panorama da vida cultural, política e econômica na Alemanha.
A candidatura deve ser apresentada por um docente de universidade pública ou reconhecida pelo Estado e pode os estudantes participantes devem ter concluído ao menos um semestre do curso. O grupo deve ter o mesmo nível de proficiência no idioma escolhido para o programa da viagem (alemão ou inglês). Entre os requisitos para submissão de candidatura está a apresentação de um plano detalhado do projeto de viagem e respectivo cronograma.
As candidaturas podem ser apresentadas em dois períodos, sendo o primeiro até 1 de maio e o segundo até 1 de novembro. As viagens estão previstas para serem realizadas entre setembro de 2024 e de fevereiro de 2025.
Para mais informações acesse a página do DAAD.
Esta Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) realiza a divulgação de oportunidades externas, não estando habilitada a fornecer informações adicionais sobre os processos seletivos. A ARINTER tampouco possui responsabilidade sobre a condução e os resultados dos certames. Em caso de dúvida, o(a) interessado(a) deve realizar contato direto com a instituição organizadora do programa.

