Notas
Bolsas para estágios pós-universitários de especialização e/ou de atualização na Itália
A Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), com o financiamento da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano (DGCS/MAE), está com inscrições abertas até 30 de setembro para programa de bolsas de estudo a cidadãos dos países membros da IILA, dentre os quais está o Brasil, que desejam realizar estágios pós-universitários de especialização e/ou de atualização na Itália.
As oportunidades são voltadas às seguintes áreas do conhecimento: agroalimentos e tecnologias alimentares, sustentabilidade ambiental e energias renováveis, ciências da vida e biotecnologia, ciências e tecnologias espaciais e conservação, tutela, restauração do patrimônio cultural.
O programa terá duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses e inclui uma bolsa mensal de € 1.500 para as despesas de alimentação e alojamento, além de seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil. O custo de ida e volta do país de origem para a Itália, bem como eventuais despesas para a obtenção de visto ficarão totalmente a cargo do bolsista.
Para participar, é necessário possuir cidadania e residência em um dos países membros da IILA na América Latina, idade máxima de 35 anos, diploma universitário em uma matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e comprovada experiência. Adicionalmente, será preciso obter uma carta de aceitação por parte da Instituição a qual se deseja realizar o estágio e apresentar um projeto de trabalho/pesquisa/curso com indicação de carga horária. No caso dos cursos, será preciso enviar o programa do curso.
Mais informações estão disponíveis na página da IILA.
Esta Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) realiza a divulgação de oportunidades externas, não estando habilitada a fornecer informações adicionais sobre os processos seletivos. A ARINTER tampouco possui responsabilidade sobre a condução e os resultados dos certames. Em caso de dúvida, o(a) interessado(a) deve realizar contato direto com a instituição organizadora do programa.