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SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

EDITAL Nº 01/2014 

 

SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares a serem executados por estudantes dos cursos que compõem a Modalidade Integrada e orientados por professores do campus Simões Filho. A participação nos projetos busca proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, assim como desenvolver soluções criativas e inovadoras para os diversos problemas em ciência, tecnologia e sociedade.

 

1. DOS OBJETIVOS 

 

1.1. Promover a integração curricular através de projetos de pesquisa que possibilitem a compreensão da ciência e tecnologia como uma construção humana sendo influenciadas pela cultura e arte.

1.2. Estimular o potencial criativo dos estudantes e a aplicação do conhecimento técnico-científico do orientador no desenvolvimento de atividades de pesquisa que busquem soluções criativas e inovadoras para o ambiente produtivo ou social.

1.3. Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa científica no âmbito do IFBA buscando soluções inovadoras, cujos resultados possibilitem gerar novos métodos, produtos, processos ou serviços. 

1.4.  Difundir a cultura da pesquisa científica no âmbito do IFBA.

1.5. Estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. 

 

2. DOS REQUISITOS PARA OS PROJETOS

 

Cada equipe composta por, no mínimo 3 alunos e no máximo 5 alunos, orientados por, no mínimo, 1 professor orientador deverá elaborar seu Projeto seguindo as diretrizes:

Atender aos objetivos do Edital. 

Estar no formato descrito no formulário apresentado no Anexo II deste Edital. 

Conter o Plano de Trabalho da equipe (Anexo III). 

Contemplar um ou mais dos seguintes temas estratégicos: 

1. Tecnologia da informação e comunicações (TIC) 

2. Tecnologias assistivas

3. Tecnologias educacionais

4. Energias

5. Petróleo e gás

6. Saúde

7. Sustentabilidade socioambiental

8. Nanotecnologia

9. Mecânica

10. Biotecnologia

11. Humanidades

12. Linguagens

13. História da Ciência e da Matemática 

14. Ambiente e Sociedade 

 

3. DAS REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO 

3.1. Todos os alunos do ensino médio da modalidade integrada (1º, 2º, 3º e 4º ano) deverão participar dos projetos interdisciplinares para a Semana de Arte, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação.  A atividade corresponde até 70% da nota da IV unidade para 1º, 2º e 3º ano e até 100% da nota da IV unidade para o 4º ano.  

3.2. Com relação ao 4º ano, o  trabalho em equipe não poderá substituir o TCC, mas, o aluno pode poderá fazer com base no tema um trabalho individual. 

3.3. Cada Projeto pode ser elaborado com participação de um ou mais professores do IFBA e se enquadrar em um ou mais dos temas estratégicos definidos no item 2 deste edital.

3.4. Cada Professor apresentará um Projeto à Coordenação da qual faz parte visando conseguir aderência de outros professores de áreas afins ou interdisciplinares.

3.5. Cada Professor divulgará o Projeto do qual faz parte para os estudantes do integrado visando formar as equipes que executarão os Planos de Trabalho.

3.6. De cada Projeto pode derivar 1 ou mais Planos de Trabalho.

3.7. Cada Plano de Trabalho deve ser desenvolvido por no mínimo 3 alunos e máximo de 5 alunos, com a participação de 1 orientador (professor ou técnico), podendo haver co-orientadores e se enquadrar em um ou mais dos temas estratégicos definidos no item 2 deste edital. 

3.8. Conteúdos plagiados ou copiados são sujeitos a desclassificação e nota zero.

3.9. Os estudantes podem ser de séries e cursos diferentes. Os alunos do 4º ano devem obrigatoriamente realizar projetos técnicos da área do curso que faz parte.

3.10. Não é permitido o desenvolvimento de Plano de Trabalho por mais que 5 estudantes sob pena de desclassificação do Projeto.

3.11.  Cada estudante pode participar no máximo de 1 projeto. 

3.12. Cada professor efetivo do IFBA – Simões Filho deverá orientar pelo menos uma equipe, independentemente de ministrar aulas para as turmas do Ensino Integrado. Aos professores substitutos a orientação das equipes é facultativa.

3.13. As equipes e orientadores podem buscar o patrocínio de empresas públicas ou privadas para execução do Plano de Trabalho.

 

4. DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES E ENTREGA DO PROJETO E PLANO DE TRABALHO

4.1. Todos os professores efetivos do IFBA devem apresentar um título e resumo de um projeto (um paragrafo) até o dia 23/04 às suas Coordenações que passarão estas informações para a Comissão Organizadora do Edital. 

4.2. Divulgação dos títulos e resumos dos projetos no pavilhão acadêmico e site do campus: 24/04/2014 pela Comissão Organizadora do Edital.   

4.3. A inscrição da equipe deverá ser feita no período de 25/04 a 30/04 com a entrega da Ficha de Inscrição (vide Anexo I) preenchida em todos os itens e entregue pelo Professor orientador ao DEPEN.

4.4. A entrega do Projeto (Modelo Anexo II) deverá ser feita pelo Professor no Depen no período de 30/04 à 16/05.

4.5. A entrega do Plano de Trabalho (Modelo Anexo III) deverá ser feita por cada equipe no período de 16/05 à 30/05 no DEPEN. 

 

5. ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

5.1. Os projetos deverão ser acompanhados por Comissão designada para este fim que deverá:

Ao final da I Unidade: Avaliar o Plano de Trabalho (Modelo Anexo III) atribuindo nota de 0-1.

Ao final da II Unidade: Avaliar o cumprimento do cronograma de execução do Plano de Trabalho de cada equipe, atribuindo nota de 0-2.

 

 

6. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados dos projetos deverão ser avaliados por Comissão designada para este fim que deverá:

Ao final da III Unidade: Avaliar atribuindo nota de 0-4 a apresentação das equipes nos Seminários Acadêmicos na forma de artigo científico e em uma das formas a seguir: pôster, vídeo, apresentação oral ou apresentação de protótipos. O trabalho poderá também ser apresentado através de pintura, escultura, música, dança, teatro, ou outra manifestação artística. No entanto, estas formas de apresentação não substituirão o artigo científico. 

 

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E DOS RESULTADOS OBTIDOS1

ITENS AVALIADOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PLANO DE TRABALHO

1,0

Clareza de objetivos e metas (0,25)

 

 

Relevância e inovação (0,25)

 

Adequação ao nível escolar dos estudantes (0,25)

 

 

Organização das referências conforme ABNT (0,25)

 

CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 

 

2,0

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4,0

Postura dos expositores (0,8)

 

Domínio do conteúdo e organização (0,8)

 

Criatividade e inovação (0,8)

 

Desenvolvimento e sequência lógica (0,8)

 

Conclusão coerente com o tema do trabalho (0,8)

 

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO 4º ANO 

(avaliação pelo orientador)

3,0

 

Os avaliadores deverão justificar cada nota atribuída com um parágrafo breve apontando os aspectos positivos, negativos e o que pode ser melhorado, com o objetivo de orientar a equipe em desenvolvimentos posteriores.

 

7.1. Clareza dos objetivos e metas – Existe um problema de pesquisa definido? Foram elaboradas hipóteses que possam ser testadas? Os objetivos e metas estão de acordo com o cronograma proposto?

7.2. Relevância e inovação – Qual a importância teórica e/ou prática da pesquisa para a comunidade escolar ou acadêmica. Qual a inovação que o projeto pode proporcionar em relação a outros já existentes?

7.3. Adequação ao nível escolar dos estudantes – O projeto proposto está de acordo com o nível escolar dos estudantes? Não seria adequado projetos em nível de estudantes do ensino fundamental, assim como não é interessante projetos que só podem ser resolvidos em cursos avançados da área de conhecimento escolhida. Somente serão aceitos projetos que possam ser desenvolvidos integralmente por estudantes do nível médio com a orientação do professor ou servidor da instituição. 

7.4. Organização das referências conforme ABNT – O projeto de pesquisa, assim como o relatório final ou artigo científico deve estar de acordo com as regras da ABNT.

7.5. Cumprimento do cronograma de execução – Item avaliado pelo professor orientador que verificará se a equipe está cumprindo o cronograma proposto no projeto.

7.6. Postura dos apresentadores – Os estudantes deverão estar disponíveis durante todo o horário reservado para realizar a apresentação de forma adequada, com desembaraço, seriedade e atento as regras de segurança.

7.7. Organização e domínio do conteúdo – A forma de apresentação está adequada com o tema proposto? A apresentação (pôster, aparatos, maquetes, etc) facilitam a compreensão do trabalho? A apresentação visual é adequada e de fácil leitura (fonte, imagens, gráficos, limpeza, etc)? 

7.8. Criatividade e inovação – As soluções propostas para o problema de pesquisa foram criativas e inovadoras, levando em consideração as técnicas utilizadas e recursos disponíveis?

7.9. Desenvolvimento e sequência lógica – O relatório ou artigo apresentado estão de acordo com as regras estabelecidas? Apresenta introdução, justificativas, desenvolvimento em uma sequência lógica e coerente com o tema proposto? 

7.10. Conclusão coerente com o tema do trabalho – A conclusão possui argumentação adequada em relação aos resultados obtidos, apontando as vantagens e limitações, problemas teóricos e práticos surgidos ao longo do desenvolvimento do trabalho e possibilidades de continuação.   

 

8. ARTIGO CIENTÍFICO 

8.1. Ao final do projeto, o artigo científico elaborado pelos alunos sob orientação do professor orientador (e co-orientador, se houver) deverá ser enviado para a comissão avaliadora (a ser constituída na III unidade), em cópia digital, no formato Word. A equipe de alunos deve incluir referências em todo conteúdo inserido em sua pesquisa identificando os autores e as fontes destes materiais.  

8.2. Artigo com conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências será desclassificado e terá nota zero. 

8.3. O artigo deverá ter detalhado os seguintes itens: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução (Revisão teórica sobre o assunto com citações), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências (ABNT). A critério dos orientadores o artigo poderá ser escrito em inglês.

 

9. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

A comissão resolverá casos não previstos no edital.

Simões Filho, 04 de abril de 2014

 

Comissão Organizadora do Edital

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