Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos > Revista estudantil “Catarse” prepara segundo número

Revista estudantil “Catarse” prepara segundo número

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Tratar de temas variados e polêmicos, colocando os alunos em contato com diferentes gêneros textuais, como crônica, artigo opinativo, reportagem e também fotografia”. Esse é o objetivo da revista acadêmica “Catarse”, como explica o organizador do projeto, o professor de língua portuguesa e literatura brasileira Alessandro Barbosa Correia.

A publicação – lançada na primavera do ano passado – foi elaborada por nove alunos do 3º ano de Eletromecânica. Raimundo Evangelista, 18 anos, ficou responsável pela matéria de capa: “O Trote Muda Para Sobreviver ou Sobrevive Porque Muda?”. Segundo ele, o texto precisou de uma abordagem multidisciplinar: “Foi muito interessante porque envolveu muita pesquisa histórica e geográfica, textos e opiniões de pessoas diferentes, até chegar ao resultado final”, contou.

A estudante Ana Paula Andrade, 18 anos, fez a cobertura da Marcha da Maconha, que pleiteia a descriminalização do uso da substância. “Minha maior dificuldade foi manter a imparcialidade sobre o assunto, como o gênero literário requer. Sou muito opinativa e tive que trabalhar isso”, disse.

A Catarse agora se prepara para lançar seu segundo número, que ainda não tem data para sair. O professor Alessandro explica que a distribuição foi feita de mão em mão, além da publicação ser disponibilizada na Biblioteca e Sala dos Professores. “Paralelo a disso, dois exemplares foram enviados para cada campus do IFBA e também para a UFBA e a UNEB”, concluiu.