Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos > Ministro da Educação Elogia Aplicativo Criado Por Professor do IFBA Simões Filho

Ministro da Educação Elogia Aplicativo Criado Por Professor do IFBA Simões Filho

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Quarta-feira, 19/08, o Ministro da Educação, Renato Janine, parabenizou o professor Paulo Vicente do IFBA Simões Filho pelo aplicativo Física Interativa que foi destaque no site de notícias IBahia. As duas versões do aplicativo já somam mais de 130.000 downloads.

Vicente conta que, com o sucesso do aplicativo, decidiu entrar em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Cultura, em Brasília. A notícia foi comunicada ao ministro Janine, que postou esta nota em sua página do facebook:"Há um ditado que diz que 'baiano não nasce, estreia'”. Vejam que iniciativa excelente a do professor Paulo Vicente, do Instituto Federal da Bahia: ele criou um aplicativo gratuito que ensina conteúdos de física de uma forma divertida e acessível. Além das aulas, o aplicativo usa 100 questões do ENEM para ensinar física. No Google Play, o aplicativo aparece como primeiro lugar dentre os aplicativos de física, e tem nota 4,7 (a nota máxima é 5).

Além disso, o professor Vicente tem um canal no youtube onde ensina física pra garotada. E ele faz tudo isso como uma iniciativa voluntária. Uma excelente dica pra você que é estudante, ou para você que tem filhos estudantes. Meus parabéns ao professor Vicente, a Pátria Educadora é feita por pessoas como você!"
https://www.facebook.com/renato.janineribeiro
Em seguida indicou a matéria
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/professor-baiano-lanca-app-gratuito-que-prepara-alunos-para-o-enem/

De acordo com prof. Vicente, a primeira versão do aplicativo foi lançada em fevereiro de 2014. “A ideia do app surgiu ao perceber o avanço do número de usuários de smartphones. Eu queria que os estudantes pudessem ter um guia de referência de Física na palma da mão, para poderem revisar as fórmulas e conceitos enquanto estão no ônibus ou em qualquer lugar. A primeira versão foi lançada em fevereiro de 2014, em um ano atingiu 100.000 downloads”, afirmou.

O professor explica que a primeira versão só poderia ser utilizada online, o que dificultava o acesso para alguns estudantes, principalmente os menos favorecidos. “A segunda versão funciona offline apenas em dispositivos Android. O estudante tem acesso as principais fórmulas de física mesmo sem estar conectado à internet. Temos ainda 26 horas de aulas dos principais tópicos de Física e 100 questões do ENEM resolvidas e comentadas em vídeo, porém para acessar os vídeos é necessário conexão com a internet”, explicou.

Os aplicativos podem ser baixados através dos links:
Primeira versão
Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.universo.android.u373964

IOS e WP
http://www.app.vc/fisicainterativa

Segunda versão
Androidhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.fisicainterativa.app

registrado em: