Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos > IFbailando Prossegue à Tarde com Minicursos

IFbailando Prossegue à Tarde com Minicursos

publicado: 29/06/2017 12h04, última modificação: 29/06/2017 12h04

O IFbailando 2016 – Gêneros e Sexualidades – Mulher, Diversidade Sexual e Mundo do Trabalho, entrou na tarde do primeiro dia (8/9) com uma série de minicursos espalhados pelas salas de ambos os Pavilhões do Campus.

>>> Ver fotos

A oficina conduzida por Bento Chastinet tratou da “Despatologização das Identidades de Gênero, Transexualidades e Direitos Humanos”. Outras oficinas paralelas – todas muito prestigiadas pelos estudantes – versaram sobre os seguintes temas: “Feminismo Negro” (Dayse Sacramento); “Mulher, Ciência e Tecnologia” (Gicélia Cruz); “Estereótipos e Representação: Distorções na Imagem Midiática da Mulher” (Liliam Lima); “Estética da Mulher Negra” (Joelma Santos); “A Cena Censurada : Gêneros e Sexualidade nos Textos Teatrais Baianos” (Carla Ceci); Relações de Gênero e Informalidade” (Amanda Santos); “Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência Entre os Discentes” (Marcos Gondim) e “Direitos Reprodutivos Sob a Perspectiva de Gênero” (Laíse Neres).

A professora Joelma Santos (inglês) falou sobre o tema a ser abordado em sua oficina: “Vou tratar da estética negra, sua imagem e símbolos, como o turbante, colares e adereços africanos. Da importância dessa simbologia e da resistência ao modelo eurocêntrico hegemônico de beleza”, explicou.

Já Carla Ceci (língua portuguesa) disse que seu foco foi nos textos censurados durante o período militar. “Fazer uma análise das peças teatrais que sofreram cortes por versarem sobre sexualidade e gênero durante a ditadura”, detalhou. À noite vai ocorrer uma mesa temática – conduzida por Zilmar Alverita e Marlene Tamanini – tratando dos tópicos: “Gênero e Precarização no Contexto Industrial” e “Diversidade Sexual e o Mundo do Trabalho”. Amanhã o IFbailando prossegue com cinedebates, mais minicursos e intervenções artístico-culturais dos alunos do Campus.