Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos > IFBA Integra Projeto de Monitoramento da Qualidade do Ar

IFBA Integra Projeto de Monitoramento da Qualidade do Ar

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Foi instalado no IFBA Simões Filho um equipamento que faz medições da qualidade do ar. O projeto – fruto de um edital da FAPESB e convênio entre o IFBA, UFBA e UNEB – visa detectar partículas de metais pesados e correlacionar os resultados com os altos índices de violência registrados na região.

>>> Ver fotos

De acordo com o coordenador da disciplina de engenharia química do Campus Salvador, Edler Lins de Albuquerque, já foram feitas cinco medições que detectaram quantidades de manganês e chumbo na atmosfera. “As medições são feitas através de um filtro, que é retirado periodicamente e pesado. Da diferença do peso partimos para uma análise química sobre os elementos que foram filtrados pelo aparelho e descobrir que materiais se alojaram a ele”, explicou.

Paralelamente à medição, o professor José Antônio Menezes Filho – coordenador geral do projeto e do Departamento de Toxicologia e Farmácia da UFBA – vem analisando os índices de poluição em Simões Filho através da coleta de amostras de unhas, cabelo, sangue e urina dos alunos da rede pública do bairro de Pitanguinhas, onde fica o Campus. “O estudo final visa estabelecer uma correlação entre a exposição a metais pesados e reações neurológicas ligadas à agressividade em crianças”, concluiu.

 

registrado em: