Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos > Curso de Petróleo e Gás Ganha Dois Novos Laboratórios

Curso de Petróleo e Gás Ganha Dois Novos Laboratórios

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

O Curso de Petróleo e Gás (PGN) vai ganhar dois novos equipamentos de ponta no segundo semestre de 2014: os laboratórios de “Fluidos” e o “Simulador de Segurança e Controle de Poço”. Os professores começam o treinamento em maio no laboratório de Fluidos. Posteriormente, ainda vão passar por uma qualificação no Rio de Janeiro para trabalhar com o Simulador. Nós conversamos com a coordenadora do curso, Prof. Regina Palácio, e o diretor do campus, prof. Rui Mota, para conhecer um pouco melhor esses equipamentos.

Vejas as Fotos

Como surgiu a ideia de construir esses laboratórios?

Palácio – Em 2013, os professores do curso se reuniram para reformular o programa, quando optamos por voltar o foco para as áreas de perfuração, exploração e produção do petróleo. Em contrapartida, algumas disciplinas de refino vão sair da grade curricular. Daí veio a ideia de revitalizar os laboratórios, passando por uma ampla reforma.

Mota - Esse é o resultado do esforço da gestão e coordenação para equipar os laboratórios com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, a um custo total de R$ 900 mil. Foram obras de climatização, instalação de películas, tubulação de gases, forro, etc.

Qual a importância desses laboratórios para o curso de PGN?

Palácio – Os novos equipamentos vão propiciar uma vivência prática, além de favorecer as pesquisas acadêmicas. É importante salientar que as aulas do segundo laboratório vão proporcionar aos alunos um certificado que antes só era obtido fora da escola. Os estudantes vão poder aplicar as noções de química do petróleo, noções de perfuração e completação; estudo das propriedades e produção dos fluidos, definindo suas propriedades quanto ao regime de escoamento, conversão de medidas, análises, manuseando equipamentos analógicos e digitais.