Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > IFBA Seabra oferta curso preparatório para novos alunos

IFBA Seabra oferta curso preparatório para novos alunos

Projeto que revisa temas básicos do Ensino Fundamental II é o primeiro contato dos discentes à grade curricular do IFBA
publicado: 10/05/2018 09h13, última modificação: 15/05/2018 09h30

O Projeto Base, que acontece no Instituto Federal da Bahia Campus Seabra, funciona como um curso de pré-acesso ao conteúdo da grade curricular da instituição. Desde 2016, o Projeto é destinado ao público recém aprovado no Processo Seletivo (PROSEL), que ocorre anualmente.

O Projeto Base foi desenvolvido com a perspectiva de auxiliar o novo público em relação ao ensino da instituição federal.

No último PROSEL, 105 alunos foram aprovados, e destes, 85 participaram do Base em 2018. Os encontros aconteceram duas vezes por semana, entre os meses de março e abril. Neles, os alunos tiveram acesso a conteúdos referentes a área do curso em que foi aprovado à partir de uma breve revisão de assuntos estudados no Ensino Fundamental II.

Os monitores (do Projeto) são estudantes já matriculados na instituição, selecionados de acordo com o desempenho nas disciplinas. Esses alunos, assumem a missão de auxiliar os novos discentes, juntamente com os professores que ministram as aulas no Projeto.

Pelo menos 70% dos alunos do IFBA Seabra vêm de escolas públicas - de comunidades rurais e urbanas.

O professor Nelson Costa, destaca que “muitos alunos chegam com um défict em conteúdos básicos como matemática e português”. Dessa forma, o Base serve como um facilitador de aprendizado ao conteúdo que será estudado na instituição. “Outros nunca tiveram contato com a informática. Então, o primeiro acesso desses alunos é a partir do Projeto Base”, conclui o professor.

Ana Cláudia dos Santos, que cursará o 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, relata que a experiência “ajudou a conhecer novas pessoas e aprender o conteúdo do IFBA”. Ela ainda conta que o Base foi a porta de entrada para uma série de assuntos. “Eu nunca tinha visto os conteúdos daqui e depois que comecei a participar do Base, comecei a entender mais”, relata a mais nova aluna do IFBA Seabra, oriunda da comunidade de Lagoa do Baixão, que se interessou em estudar no IFBA a partir do incentivo de amigos e professores.

Atualmente, pelo menos 70% dos alunos do IFBA Seabra vêm de escolas públicas - de comunidades rurais e urbanas. O Projeto Base foi desenvolvido com a perspectiva de auxiliar esse público em relação ao ensino da instituição federal.

Em relação ao quantitativo do ingresso de novos discentes, Robson Menezes, diretor geral da instituição, destaca: “Não adianta super lotar as salas do Campus. É preciso garantir um ensino de qualidade e a gente dá para o aluno a garantia de permanência”, pontua o diretor, se referindo ao Projeto Base.

A apresentação geral da instituição, seguida da aula inaugural destinada às novas turmas, está marcada para a próxima terça-feira, 15 de maio, às 09 horas - para o público matutino e às 13h30min, do mesmo dia, para o público vespertino.

Por Marcos Santana, GeCom IFBA Seabra