Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > SAJ: IFBA exibe documentários produzidos pelos estudantes na Praça Padre Mateus

SAJ: IFBA exibe documentários produzidos pelos estudantes na Praça Padre Mateus

Os filmes retratam aspectos culturais de Santo Antônio de Jesus e Recôncavo da Bahia
publicado: 21/09/2018 20h45, última modificação: 19/10/2018 22h18

WhatsApp Image 2018-09-20 at 18.50.17.jpegNada como uma noite de cinema ao ar livre. Melhor ainda quando os filmes, a serem exibidos, foram produzidos na cidade e narram fatos e histórias de pessoas conhecidas.

Essa foi a inspiração para a sessão de cinema, promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), que aconteceu nesta quinta-feira, 20, na Praça Padre Mateus, centro de Santo Antônio de Jesus e apresentou, para o público em geral, cinco documentários produzidos por seus estudantes.

WhatsApp Image 2018-09-20 at 19.11.17.jpegO evento, que reuniu um público variado, teve início às 18h, com a apresentação do documentário "Nas mãos do Oleiro", que trata do trabalho com argila, desenvolvido por artesões da localidade de Maragogipinho, no município de Aratuípe e se encerrou às 21h, com a exibição do filme "Rock In SAJ", que fala da importância desse movimento para a cena musical de Santo Antônio de Jesus. Também, foram exibidos os documentários "Salve Capoeira", que aborda as contribuições, preconceitos e resistências da prática da capoeira, na Associação Palma de Ouro da comunidade Irmã Dulce (Mutum); "Dessiliência Maria: escritoras negras", trazendo os depoimentos das várias poetas e escritoras negras de SAJ; e, "Em Busca do Cinema no Recôncavo", que faz um resgate histórico da trajetória do cinema, com suas salas e produções, no Recôncavo da Bahia.

Dona Joélia Muritiba, 86 anos, era uma das telespectadoras mais empolgadas. Mãe de Rozilei Muritiba, integrante da equipe que produziu o documentário "Em busca do Cinema no Recôncavo", aplaudiu a iniciativa e lamentou que não tivesse mais gente assistindo. "Foi um espetáculo! Gostei demais. Pena que as pessoas não valorizam, devia ter muita  gente aqui para valorizar as culturas das várias cidades do Recôncavo".

"Senti-me honrada com a exibição do meu filme na praça. Creio que iniciativas como a do Cine Clube é uma forma de contribuir com a cultura local e incentivar a população a conhecer um pouco mais sobre cinema e audiovisual." destaca Maiqueli Cardoso, da equipe que produziu o curta "Nas Mãos do Oleiro".

WhatsApp Image 2018-09-20 at 19.19.43.jpegOs filmes exibidos são resultados do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-metragem, integrante do Projeto Tecendo Histórias do IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus.

Sobre isso, o professor e cineasta Márcio Soares fala com bastante entusiasmo, "os alunos ao concluírem esse curso,  precisam produzir um mini-documentário sobre aspectos socioculturais de Santo Antônio de Jesus e seu entorno. Fazer a apresentação desses filmes na praça é importante porque dá o retorno para os personagens reais, os atores do cotidiano que são na verdade os moradores da cidade".

Comprovando a qualidade das produções dos estudantes, os curtas "Nas Mãos do Oleiro" e "Em Busca do Cinema no Recôncavo" foram selecionados para o Festival Estudantil de Curtas que acontecerá em Vitória da Conquista, município do sudoeste baiano, no próximo dia 27.

O cineasta santoantoniense Tau Tourinho aproveitou para destacar a importância dessa sessão na praça. "Os filmes são feitos para o público e não podem ficar somente na instituição. Como o IFBA não fica no centro da cidade, é mais difícil o público ir até lá. O IFBA está de parabéns e que isso ajude o desenvolvimento cultural da cidade."

O IFBA realiza o projeto Cine Clube, aos sábados, no seu auditório. A decisão de ir para a praça tem o objetivo de se aproximar mais da comunidade. O coordenador do projeto, Pedro Nascimento, avalia a experiência como positiva e já adianta que pretende levar a exibição para outros espaços da cidade como escolas e associações de bairros.

ASSISTA AOS DOCUMENTÁRIOSCópia WhatsApp Image 2018-09-20 at 20.04.32.jpeg