Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Fórum discute uma nova conscientização sobre pessoas com deficiência
conteúdo

Fórum discute uma nova conscientização sobre pessoas com deficiência

Evento aconteceu no IFBA, campus Santo Antônio de Jesus
publicado: 04/09/2018 21h32, última modificação: 05/09/2018 22h56

 
“Como lidar com a diversidade: A pessoa com deficiência no processo de socialização”. Esse foi o mote para a discussão sobre uma nova conscientização no trato com a pessoa com deficiência, que aconteceu no 
Instituto Federal da Bahia, campus Santo Antônio de Jesus, nos dias, 29 e 30 de agosto. A palestra de abertura do evento, conduzida pelo jornalista e consultor de acessibilidade, Ednilson Sacramento, trouxe elementos da legislação e do cotidiano dessas pessoas, com o objetivo de construir momentos de socialização do conhecimento acerca das peculiaridades das pessoas com deficiência, revelando suas habilidades e apontando caminhos para uma convivência baseada na cidadania e na equidade de direitos.

No segundo dia, o evento foi organizado em oficinas. Na parte da manhã, as atividades conduzidas pela palestrante, cega, Rita Ribeiro, tratou das interações com deficientes e o apoio das tecnologias assistivas buscando a familiarização com pessoas com deficiência, a quebra de mitos e barreiras a respeito do convívio com pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além de demonstrações práticas sobre as tecnologias assistivas, recursos tecnológicos que dão suporte a pessoa com deficiência no processo de ensino-aprendizagem e na vida cotidiana.

No período da tarde, o professor Jeferson Teles e o jornalista Ednilson Sacramento, ambos cegos, levaram aos participantes, através de oficinas teóricos-pratica a apresentação do recurso da áudio-descrição, que permite, à pessoa cega ou com baixa visão, compreender o conteúdo de imagens como fotografias e vídeos. Pra encerrar, Verena Gila fontes, professora surda, atuante na UFRB, conduziu uma oficina sobre noções básicas da Língua Brasileira de Sinais. 

registrado em: