Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Festival da Juventude 2017

Festival da Juventude 2017

publicado: 21/07/2017 15h57 última modificação: 21/09/2017 10h28

FESTIVAL DA JUVENTUDE 2017:

O IFBA – campus de Santo Antônio de Jesus - realizou mais uma edição do Festival de Juventude, com a presença de estudantes do nono ano da rede municipal de educação, coordenadoras, professoras, professores, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher, Polícia Militar, UFRB, GANA e Sindicato dos Comerciários. O evento, realizado pelo IFBA e pela Secretaria de Educação, dialogou e e interagiu com jovens, discutindo temas relevantes - como prevenção às drogas, gênero, meio ambiente, combate ao racismo e educação - e proporcionou momentos de descontração, com música e muita alegria.

Os dias 19 e 20 de setembro foram marcados, no campus, pela presença de mais de 300 adolescentes, das seguintes escolas: Hercília Tinoco Andrade, Luis Eduardo Magalhães, Madre Maria do Rosário II, Ademário Francisco, Florentino Firmino de Almeida, Anísio Teixeira e Celestino Pimenta.

Agradecemos a todos e todas que participaram e realizaram o Festival: À Secretária de Educação, Cintia Souza, que abraçou a proposta; Às Coordenadoras Pedagógicas Itânia Patrícia e Elicleide, que estiveram presentes durante todo o processo; Ao Sindicato dos Comerciários, que colaborou para a realização do evento; Ao Conselho Tutelar, que montou um stand informativo durante o festival; À Shalon fardamentos; Aos artistas Sinho Bernardo, Roni Lima e Val (Coletivo Quinta Esquina); Ao NTE21 e aos profissionais Hidelbrando e Alda; À Ionara Peixoto, Capitã Johedil, João Guilherme, Djenane Brasil e Arisne Munique, que palestraram; aos servidores do IFBA, que contribuíram no planejamento e execução do projeto; E, em especial, agradecemos à direção, à coordenação, aos professores e professoras das escolas municipais e aos estudantes que fizeram o festival acontecer. Até 2018!

O FESTIVAL DA JUVENTUDE:

O Festival pretende realizar ações de modalidades diversas nas áreas de cultura, educação, esporte, diversidade de gênero, questões étnico-raciais e cidadania, voltadas a jovens estudantes de Santo Antônio de Jesus, das Escolas Municipais que oferecem Ensino Fundamental II e Escolas Estaduais que oferecem Ensino Médio.

As Instituições envolvidas na elaboração deste Projeto compreendem que, diante da responsabilidade social e educacional e do compromisso com a construção da cidadania, faz-se necessário conhecer as juventudes, compreendendo seus anseios, seus sonhos e dificuldades. Para tanto, o processo que envolve a preparação e a realização do Festival oferecerão subsídios para aproximação e reflexão sobre a realidade vivenciada cotidianamente pelos jovens que estudam em Santo Antônio de Jesus, mas que residem também nas cidades circunvizinhas. Assim, dar vez e voz aos jovens é a ferramenta principal deste Projeto.

OBJETIVOS:

O objetivo do projeto é dialogar com jovens e instituições parceiras, de forma a promover a integração entre universidades, escolas e a sociedade de Santo Antônio de Jesus, além de organizar e realizar o I Festival de Juventude do município.

Os objetivos específicos que norteiam esta ação são os seguintes:

a) promover o espaço de participação de aproximação dos jovens do ambiente acadêmico;
b) criar e fortalecer uma rede de discussão e ação voltadas para as juventudes;
c) realizar um pré-festival, para que o Festival seja pensado e organizado por todos os segmentos da rede, especialmente pelos próprios jovens;
d) oportunizar a expressão artística, cultural e esportiva dos diversos jovens envolvidos no processo;
e) integrar os jovens das diversas Escolas participantes;
f) estimular o protagonismo entre os jovens;
g) refletir sobre as juventudes e o contexto social e educacional em que vivem a partir dos textos (orais e escritos) e expressões artísticas e esportivas.

COORDENADORA DO PROJETO:

Andrea Barreto Borges: andreabarreto@ifba.edu.br