Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Casa de Cultura de Mutuípe exibe curtas produzidos por alunos do IFBA-SAJ

Geral

Casa de Cultura de Mutuípe exibe curtas produzidos por alunos do IFBA-SAJ

publicado: 21/07/2017 15h57 última modificação: 26/07/2017 15h00

 

Apesar das fortes chuvas deste sábado, 15 de julho, foi dia de cinema em Mutuípe, cidade do Vale do Jiquiriçá, na Bahia. Numa sessão especial, na Casa de Cultura do município, foram exibidos três documentários que mexem com o imaginário da população da região. 

A primeira exibição foi do documentário "Passageiros - A estrada da Saudade", sobre a estrada de ferro que ligava as cidades de Nazaré e Jequié. Em seguida foi apresentada a história das pessoas que têm buscado à tranquilidade e a vida simples da zona rural. O filme "Fugere Urbem - O retorno à simplicidade" trata do êxodo urbano que tem sido verificado, ultimamente, na região do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. Para encerrar a noite, a plateia pode assistir a uma produção que mostra as opções de artes que vêm sendo criadas por jovens da cidade de Santo Antônio de Jesus, através do documentário "Elementos em Movimento - Artivismos e Resistências". Assista aqui aos documentários

O senhor José Firmo, se emocionou ao ver as imagens antigas e ouvir as histórias da estrada de ferro  "lembrei da minha infância quando a gente podia andar de trem".

Leonardo Almeida, aluno concluinte e diretor do documentário Passageiros..., ressalta as oportunidades que estão aparecendo para divulgação dos trabalhos "é muito importante pra gente todas as portas que estão se abrindo para que possamos mostrar nosso trabalho para a população e como é bom ver o sorriso em cada rosto após cada cena".

Os filmes são resultados do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-metragem, integrante do Projeto Tecendo Histórias do IFBA de Santo Antônio de Jesus. 

A direção da Casa de Cultura informou que será feita uma nova exibição e os produtores deixaram cópias dos curtametragens para serem exibidos nas escolas municipais.